Álcool e outras drogas e a implantação da política de redução de danos no Brasil: Revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol13n43.2730Resumen
Introdução: O uso de substâncias psicoativas sempre fez parte na história da humanidade, de diferentes formas e em diversos contextos culturais. Para tanto, políticas de redução de danos se constituem em estratégias de intervenção. Objetivo: Analisar artigos publicados online em periódicos nacionais, no período de 2006 a 2012, relativos às políticas de redução de danos no Brasil e a maneira como estas vêm sendo implantadas. Método: Trata-se de uma revisão narrativa. A busca bibliográfica foi desenvolvida na Biblioteca Virtual de Saúde, disponíveis pela Base de dados de Enfermagem e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e pela Biblioteca Virtual Coleção Scientific Eletronic Library Online. Foram incluídos na pesquisa artigos originais, texto na íntegra, disponível em suporte eletrônico. Os dados foram analisados seguindo-se os preceitos da análise de conteúdo temática. Foram selecionados nove artigos originais, cujas informações foram agrupadas em dois temas. Resultados e discussão: Destacam-se desafios para a organização e implantação da política de redução de danos, relacionados às equipes de saúde, gestores municipais e sociedade, devido ao medo, preconceito e falta de interesse pela temática. Notam-se modificações referentes à metodologia de trabalho e a necessidade de discussão acerca da redução de danos em diferentes espaços de atenção. Conclusão: O trabalho de redução de danos deve ser realizado por toda a equipe, sendo necessário a corresponsabilização e protagonismo do usuário de álcool e outras drogas na sua construção.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-03-16
Número
Sección
ARTIGOS DE REVISÃO
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).