QUEIXAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS EM MOTOTAXISTAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.2789Palabras clave:
Sistema musculoesquelético, Trabalhadores, Saúde do Trabalhador,Resumen
Introdução: Uma avaliação das posturas adotadas no ambiente de trabalho e das forças envolvidas no decorrer das atividades laborais é de fundamental importância para a saúde do trabalhador, pois, quando inadequadas podem trazer graves consequências e sequelas ao indivíduo, podendo deixá-lo incapacitado de realizar suas funções.
Objetivos: Os objetivos da pesquisa incluem levantar a frequência de queixas musculoesqueléticas, bem como o nível de dor referida e a sua localização, e estudar a relação entre as queixas e fatores relacionados ao trabalho e realizar uma análise biomecânica da atividade dos mototaxistas.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma análise biomecânica da atividade dos mototaxistas cadastrados na cidade de Patos utilizando o software de análise biomecânica REBA, um formulário de entrevistas e o esquema corporal de Corlett, realizada com 20 mototaxistas.
Resultados: Os resultados demonstram que esta profissão emprega indivíduos jovens, com baixo nível de escolaridade, que se submetem a jornadas de trabalho prolongadas. A região mais acometida com dor foi a costas. A ocorrência da dor esteve significativamente associada à longas jornadas de trabalho (p=0,01).
Conclusões: Conclui-se que a atividade de mototaxista apresenta riscos biomecânicos, em especial naqueles com maior carga horária, sendo ratificado pelo relato de dor na metade dos trabalhadores entrevistados e pela avaliação pelo método REBA.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).