Avaliação da qualidade de vida de hipertensos usuários de uma unidade básica de saúde
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n46.2974Palabras clave:
Hipertensão arterial, qualidade de vida, índice massa corporal.Resumen
Introdução: A hipertensão arterial sistêmica é uma das patologias mais prevalentes no mundo, atingindocerca de 30% da população adulta mundial. Dentre os fatores que elevam a pressão arterial destacam-se aobesidade, estresse e alimentação inadequada. Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidadede vida e verificar sua correlação com a avaliação antropométrica de pacientes hipertensos. Materiais eMétodos: Avaliaram-se 51 pacientes, por meio da aferição do peso corpóreo, altura, índice de massa corporal,circunferência da cintura, prega cutânea triciptal, circunferência muscular do braço, aferição da pressãoarterial e aplicação do questionário para avaliação da qualidade de vida WHOQOL-bref. Resultados: Pormeio da avaliação do índice de massa corporal, 53% (n=27) apresentaram excesso de peso, 45% (n=23)eutrofia e 2% (n=1) magreza. Para a circunferência muscular do braço, 82% (n=42) eram eutróficos, sobrecircunferência da cintura, 96% (n=49) estavam com risco de desenvolvimento de doenças cardiovascularese 90% (n=46) dos pacientes estavam com a pressão arterial elevada. Na avaliação do WHOQOL-bref,observou-se que quanto maiores as idades dos indivíduos, piores foram as percepções com relação aosdomínios referentes ao meio ambiente e à qualidade de vida total. O escore geral de qualidade de vida dogrupo não idoso foi significativamente superior ao do grupo idoso. Conclusões: A maioria dos indivíduosda amostra apresentaram risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e excesso de peso. Podeseconstatar que os indivíduos avaliados não idosos têm uma percepção melhor da qualidade de vida,apresentando um escore maior no questionário WHOQOL-bref quando comparados aos indivíduos idosos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-10-06
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).