MATURAÇÃO SEXUAL E APTIDÃO FÍSICA DE ESCOLARES DE ILHABELA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.2981Palabras clave:
Educação FísicaResumen
Introdução: o desenvolvimento adequado das capacidades físicas está diretamente relacionado com uma melhor qualidade de vida em todas as fases da vida. Objetivo: verificar a associação entre a maturação sexual e a aptidão física de escolares de 7 a 18 anos do município de Ilhabela. Métodos: o estudo faz parte do Projeto Misto Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela. Participaram do estudo 1.156 escolares de ambos os sexos de 7 a 18 anos de idade. As variáveis analisadas foram: massa corporal, estatura, adiposidade, força de membros inferiores e superiores, abdominal, flexibilidade, agilidade, velocidade, e aptidão cardiorespiratória. A maturação sexual foi realizada de acordo com o método de auto-avaliação dos pelos púbicos (P1 a P5). Foi feito a análise de regressão linear e ANOVA one way seguido do post hoc de Bonferroni. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: no sexo masculino, observou-se que o percentual de gordura corporal foi 11,4% maior em P1 (p=0,04) e 10,2% maior em P3 (p=0,01), comparado ao P5. As diferenças entre os estágios maturacionais ocorreram na flexibilidade (p=0,03), nos testes de abdominais (p=0,04) e na flexão de braços (p<0,01), entre P2 e P5. No sexo feminino, valores médios de aptidão cardiorrespiratória foram inferiores (p<0,01) para aquelas nos estágios finais de maturação. Conclusão: são necessários programas de intervenção para a promoção de níveis satisfatórios de aptidão física relacionada à saúde desses indivíduos, especialmente para os meninos nos primeiros estágios de maturação sexual e para as meninas nos estágios mais tardios.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).