AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DA PREVALÊNCIA DE ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EVALUATION OF THE NUTRITIONAL STATE AND THE PREVALENCE OF IRON-DEFICIENCY ANEMIA IN CHILDREN IN A DAY CARE CENTER IN SÃO PAULO DISTRI
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n18.339Palabras clave:
pré-escolar, estado nutricional e anemia ferropriva.Resumen
Objetivo: uma vez que a literatura tem mostrado elevado percentual de anemia ferropriva e desvios nutricionais em crianças institucionalizadas, realizou-se o estudo com o objetivo de avaliar o estado nutricional e a presença de anemia ferropriva em crianças atendidas em uma creche no Município de São Paulo. Métodos: foi realizado um estudo transversal descritivo com 55 crianças pré-escolares de dois a cinco anos, de ambos os sexos. Foi aplicado um questionário sobre condições socioeconômicas e realizada avaliação do estado nutricional por antropometria, sendo medidos peso e altura, em que se utilizou o padrão de referência da WHO (2007). Para diagnóstico nutricional, foi utilizado o escore-Z. A avaliação bioquímica foi realizada por meio do exame de punção venosa e consideradas anêmicas crianças com hemoglobina < 11,0mg/dL. Foi realizado o teste Qui-Quadrado, e o nível de significância adotado foi de p < 0,05. Resultados: em relação ao perfil socioeconômico das famílias, 43,0% das mães possuíam até oito anos de estudo e 75,0% das famílias apresentavam rendimento de até dois salários mínimos. Foi elevada a prevalência de crianças com baixo peso ao nascer (11,0%). A prevalência de desnutrição crônica foi encontrada em apenas 2,0% das crianças e de desnutrição aguda, em 7,0%. A prevalência de anemia nos pré-escolares foi de 23,0%, não estando associada ao estado nutricional. Conclusão: é necessário o estabelecimento de medidas preventivas para o controle de distúrbios nutricionais, como anemia ferropriva e desnutrição, na comunidade pré-escolar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).