AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE IMES EVALUATION OF THE QUALITY OF CARE PROVIDED AT THE IMES UNIVERSITY PHYSIOTHERAPY CLINIC

Autores/as

  • G. L. C. Silva
  • Rosamaria R. Gavaz IMES

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n14.384

Palabras clave:

Qualidade, atendimento fisioterapêutico, dor, capacidade funcional, humanização.

Resumen

O presente trabalho avaliou a qualidade do atendimento prestado na clínica de fisioterapia da Universidade IMES, por meio de um questionário anônimo, respondido por pacientes que estavam em atendimento nas áreas de Neurologia, Ortopedia, Traumatologia e Angiologia ou Saúde Coletiva. O objetivo específico era identificar os efeitos do atendimento fisioterapêutico na dor e na capacidade funcional dos pacientes. Os resultados finais comprovaram que a maioria dos pacientes referiu que não tinha problemas com os funcionários da portaria, da recepção, da limpeza, com estagiários e com os supervisores. A maioria dos pacientes considerou o atendimento prestado pelos alunos e pelos supervisores como ótimo. Todos os pacientes atendidos indicariam a clínica de fisioterapia para as outras pessoas. Observou-se que houve melhora da dor na Escala Visual Analógica, diminuindo, em média, de 7 para 4. Também houve melhora da capacidade funcional para subir escadas, caminhar, ficar em pé, ficar sentado, lavar a louça, agachar, estender a roupa e para tomar banho. Os pacientes sugeriram algumas mudanças ou melhorias, sendo uma delas o transporte, que muitas vezes faz com que o paciente se atrase para a terapia, assim como o tempo de espera para iniciar o tratamento, a abertura de mais vagas para a hidroterapia, o aumento da freqüência do atendimento e a providência de mais um chuveiro no vestiário feminino.

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Sección

ARTIGOS ORIGINAIS