APRENDIZAGEM ESPORTIVA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O ESPORTE E A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS SCHOOL SPORTS LEARNING: A STUDY ABOUT THE SPORT AND THE CITIZENS’ FORMATION

Autores

  • Robson Gonçalves da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES
  • Guilherme Luiz Kajihara Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES
  • Carlos Cezar Grecco Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES
  • Leandro Marques Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES
  • Paulo Eduardo Torres Tondato Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n14.391

Palavras-chave:

educação física escolar, esporte, Educação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo fazer uma crítica à maneira como vem sendo realizado o ensino atual dos esportes no âmbito escolar, através da concepção crítico-emancipatória, concepção esta defendida por diversos autores, como Bracht, Saviani e Kunz. A metodologia utilizada foi a revisão de bibliografia. O resultado obtido, bem como a conclusão desta breve revisão, indica que ainda existe um caminho longo a ser percorrido, no sentido de haver mudança na utilização do esporte como ferramenta pedagógica, e não apenas como busca pela excelência esportiva, de performance ou, ainda, como manutenção de valores sócio- político-econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO