Capacitação de idosos na prevenção de quedas domiciliares utilizando tecnologias da informação e comunicação

Autores/as

  • Karis de Campos Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes
  • Mariana Alves dos Santos Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes
  • Nicolli Macedo Barros Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes
  • Thaís Marques Simionato Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes
  • Jayse Gimenez Pereira Brandão Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes
  • Ana Paula Mansano Cunha Ramos Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol15n51.4355

Palabras clave:

Telemedicina, Envelhecimento, Comunicação, Geriatria, Educação em Saúde

Resumen

Introdução: Quedas são consideradas um problema de saúde pública devido a sua elevada morbimortalidade, sendo uma das principais causas de óbito acidental em indivíduos acima de 65 anos. Também acarreta perda de capacitação entre os idosos, reduzindo a qualidade de vida. Objetivos: Elaborar um programa de capacitação para idosos sobre queda domiciliar através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e posterior disseminação do conhecimento adquirido aos seus pares; avaliação da eficácia do programa de capacitação. Metodologia: O estudo foi desenvolvido por cinco alunas da Liga Acadêmica de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes com a Universidade Aberta à Integração (Unai) em Mogi das Cruzes/SP. Participaram 11 alunos da Unai, de forma voluntária, de ambos os sexos, com 60 anos ou mais. As atividades foram divididas em cinco etapas utilizando as TICs, além da aplicação de um questionário pré e pós-capacitação sobre o tema a esses participantes. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e de estatística descritiva. Resultados: Os idosos possuíam um bom conhecimento prévio sobre os assuntos relacionados a quedas. A maioria das questões era conhecida, ao passo que manteve-se um alto índice de acerto pré e pós-capacitação. O conteúdo transmitido foi exposto pelos participantes aos demais acadêmicos da Unai por meio de aula expositiva e teatro. Conclusão: Observou-se a aceitação e o interesse dos idosos em relação às tecnologias utilizadas durante a capacitação e a apresentação aos seus pares, o que contribuiu para o aumento do conhecimento sobre quedas domiciliares, constatado no questionário pós-capacitação.

 

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Publicado

2017-02-15

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS