ESTADO NUTRICIONAL, PRÁTICAS ALIMENTARES E CONHECIMENTOS EM NUTRIÇÃO DE ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol16n56.4811Palabras clave:
Nutrição, antropometria, estado nutricional, alimentação escolarResumen
Introdução: O aumento no número de casos de obesidade infantil tem sido cada vez mais frequente em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, o que está fortemente relacionado a mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares inadequados. Objetivo: Avaliar o estado nutricional, as práticas alimentares e os conhecimentos em nutrição de escolares de 8 a 10 anos de uma escola de rede privada de ensino do município de Picos (PI). Metodologia: Estudo de corte transversal realizado com 49 escolares de 8 a 10 anos de uma escola privada do município de Picos. Foram coletadas medidas antropométricas para avaliação do estado nutricional usando como indicador o Índice de Massa Corporal para idade, classificado segundo a Organização Mundial da Saúde. Para caracterização das práticas alimentares e determinação dos conhecimentos em nutrição dos escolares, utilizaram-se formulários padronizados autoaplicáveis. Resultados: Entre os 49 escolares avaliados, 73,5% eram eutróficos, 59,2% apresentavam boas práticas alimentares e 57,1%, bons conhecimentos em nutrição. O estado nutricional associou-se significativamente às práticas alimentares, havendo uma maior ocorrência de alunos eutróficos com boas práticas alimentares. Os eutróficos, além de terem bons hábitos alimentares, tinham bons conhecimentos em nutrição. Conclusão: Os resultados apontam a necessidade de estratégias de intervenções que devem ir além de promover conhecimentos nutricionais, sendo importante buscar a adoção de uma alimentação e um estilo de vida saudáveis desde a infância, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças associadas ao excesso de peso.Descargas
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