MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: AVALIAÇÃO DO GRAU DE ORIENTAÇÃO DOS ADOLESCENTES DE ENSINO MÉDIO EM DETERMINADA ESCOLA ESTADUAL CONTRACEPTIVE METHODS: ASSESSMENT OF GUIDANCE OF ADOLESCENTS OF SECONDARY EDUCATION IN PARTICULAR STATE SCHOOL

Autores

  • Thábita de Farias Monteiro Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Aparecida Peres Del Comune Universidade de São Paulo - USP; Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS; Universidade Metodista de São Paulo - Umesp

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n22.526

Palavras-chave:

adolescentes, contracepção, gravidez.

Resumo

Em função dos índices estatísticos assustadores de gravidez precoce na adolescência, foi avaliado o grau de orientação dos adolescentes que estão cursando ensino médio sobre contraceptivos e gravidez, verificandose também o grau em que a atenção farmacêutica encontra-se envolvida nesta faixa etária. Foi realizado um estudo transversal exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, por meio da aplicação de um questionário sobre contracepção e gravidez, do qual participaram 91 alunos adolescentes de determinada escola pública. Concluiu-se que, dentre outros fatores, há a necessidade de se estender a atenção aos adolescentes, garantindo a formação de uma sociedade mais madura e bem formada, uma vez que a mídia massifica informações a respeito de sexo e apresenta grande parcela de culpa no despertar precoce da libido.

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ARTIGOS ORIGINAIS