ASSOCIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA DE LAZER E DO DESLOCAMENTO OCUPACIONAL COM A CAMINHADA E O CICLISMO: UM ESTUDO TRANSVERSAL COM BRASILEIROS ADULTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol17n62.5923

Palabras clave:

Recreação, Exercício, Estilo de vida sedentário, Promoção de saúde, Doença Crônica, Monitoramento.

Resumen

Introdução: a caminhada e o ciclismo são os tipos principais de atividade física recreativa e de deslocamento por adultos brasileiros. Objetivo: associar, a partir de informações sociodemográficas e pessoais, a prática da atividade física recreativa e do deslocamento ativo com a caminhada e o ciclismo. Materiais e Métodos: estudo descritivo com amostra de adultos entrevistados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel (2016). Resultados: 13.869 adultos (28,1% de homens e 24,8% de mulheres) relataram caminhar ou pedalar recreativamente; 9.607 adultos (20,1% de homens e 16,8% de mulheres) e 4.487 adultos (7,3% de homens e 9,2% de mulheres) relataram se deslocar a pé ou de bicicleta para o trabalho ou para a escola, respectivamente. Caminhar e pedalar se associou positivamente com maior força aos homens nos domínios recreativos e no deslocamento para o trabalhos, enquanto o deslocamento para a escola se associou mais fortemente às mulheres, principalmente as residentes nas regiões Norte e Nordeste. No conjunto da amostra, houve maior associação para os participantes com idade de 35 a 54 anos, com maior escolaridade (? 12 anos) e sem sobrepeso. A ocorrência de morbidades crônicas se associou com as atividades recreativas (Razão Chance: 1,43; IC95%: 1,25-1,65). Conclusões: a caminhada e o ciclismo são as principais atividade recreativas para 27% da população brasileira e está presente no cotidiano de 8,0% da população que se desloca ativamente para o trabalho e/ou escola.

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Biografía del autor/a

Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Fisioterapia (1983), Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Ciências (Medicina Preventiva) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista (Residência) em Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO). Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física. Tutor EaD. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa CEP-Unioeste. Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Lohran Anguera Lima, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Departamento de Ortopedia e Traumatologia.

Médico formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em 2015. Residente R3 em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen). Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudo em Educação Física e Saúde - Unioeste - PR. Editor Colaborador da International Physical Medicine & Reabilitation Journal.

Oldemar Mazzardo Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1996), Mestre em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora pela Universidade de Pittsburgh - EUA (2004) e Doutor em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora pela Universidade de Pittsburgh - EUA (2008). Pós-doutor pela Universidade Federal do Paraná (2011 - 2014). Professor Adjunto B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, colegiado de Licenciatura em Educação Física (dez 2015 - atual). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Saúde - Unioeste.

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui doutorado (2014) e mestrado (2008) em Educação pela PUCRS, licenciaturas em Pedagogia e Educação Física. Atualmente é professor colaborador (desde 2014) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, no curso de Educação Física Licenciatura. Possui experiência como docente na Educação Básica e Ensino Superior. Atua nas áreas de formação docente inicial e continuada, desenvolvendo estudos, oficinas e cursos nos seguintes temas: bem-estar docente, mal-estar docente, formação inicial e continuada de professores e Educação Física escolar. É pesquisador dos grupos de pesquisas: Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUCRS; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde, da Unioeste. 

Michael Pereira da Silva, Universidade do Centro-Oeste do Paraná

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR, Mestre em Educação Física (UFPR), Especialista em Fisiologia do Exercício (UENP - 2008), membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde (CEAFS) e do Physical Activity and Health Promotion Lab (Iowa State University). Adicionalmente, atuo como pesquisador no Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde (UNIOESTE) e no grupo de pesquisa em Fisiologia, Biomecânica e Avaliação Aplicados à Saúde e ao Desempenho (UNICENTRO). Possui experiência na área de Atividade Física e Saúde com ênfase na saúde da criança e do adolescente, medidas de atividade física, avaliação, prescrição de exercícios físicos , bioestatística e metodologia de pesquisa. 

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002-2003); Especialização em Atividade Física direcionada à Promoção da Saúde, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004); Mestrado em Educação Física, pela Universidade São Judas Tadeu (2007) e doutorado em Educação Física no Programa de Pós-graduação Associado UEM/UEL (2016). É professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura, Campus Marechal Cândido Rondon. Atualmente, os seus estudos são voltados: Formação Profissional em Educação Física; Educação Física Escolar; e Políticas Públicas de Esporte.

Veronica Gabriela Silva Piovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Educadora Física doutoranda do Programa de Pós - Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Maria das Graças Anguera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente (IMESPP), doutorado em Ciências (Medicina Preventiva) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), mestrado em Ciências (Engenharia Biomédica) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), especialização profissional em Fisioterapia Traumato - Ortopédica Funcional (COFFITO) e especialização lato sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Dedica-se à temática: exposição ocupacional à radiação não-ionizante de diatermia por micro-ondas.

 

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Publicado

2020-01-21