EVENTOS ADVERSOS E QUEIXAS TÉCNICAS NOTIFICADOS A UM NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol17n62.6184Palabras clave:
SAÚDE COLETIVAResumen
Introdução: As notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) são importantes ferramentas na garantia da qualidade assistencial. Objetivo: Avaliar as notificações de EA e QT realizadas ao núcleo de segurança do paciente (NSP) de um hospital público de ensino. Materiais e Métodos: Estudo transversal, realizado em um hospital de ensino, referência regional para 26 municípios do Sudoeste da Bahia. Foram coletadas todas as notificações de EA e QT recebidas pelo NSP referentes aos anos 2016 e 2017. A tabulação e análise dos dados foi realizada com auxílio do software EpiData (3.1) e SPSS (25.0). Foi adotado um nível de significância estatística de p < 0.05. Resultados: Observou-se que 91,8% das notificações corresponderam a EA e 8,2% a QT. Pacientes do sexo masculino estiveram mais envolvidos em EA (60,8%). Dentre os EA a lesão por pressão foi o mais notificado (38,2%). A Unidade de Terapia Intensiva e os profissionais de enfermagem foram a unidade e categoria profissional que mais notificaram (37,4 e 61,4%, respectivamente). O tempo gasto entre o incidente ou EA e a sua notificação estiveram estatisticamente associados ao tipo de EA e evolução do paciente. Conclusão: A avaliação das notificações encaminhadas ao NSP no período estudado reforçaram a necessidade de se empreender medidas que melhorem a cultura e os cuidados referentes a segurança do paciente na instituição.
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