ALTERAÇÕES DO SONO EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/2359-4330.8137

Palabras clave:

Docentes, Privação do Sono, Dissonias, Transtornos do Sono-vigília, Qualidade do Sono, Sonolência

Resumen

Introdução: Professores universitários, de diversas áreas do conhecimento, constantemente, agregam, além de sua carga horária frente ao aluno, tarefas extraclasse que alongam sua jornada laboral, múltiplos empregos e execução de tarefas em prazos reduzidos. Diante disso, esses profissionais podem apresentar quadros negativos em relação ao seu sono, incluindo sua privação e redução da sua qualidade, impactando em seu bem-estar e qualidade de vida. Objetivo: evidenciar as principais alterações do sono em professores universitários, salientando os fatores associados e as repercussões destas ocorrências. Materiais e métodos: revisão integrativa realizada nos portais PubMed, Web of Science, Scopus, CINAHL e Biblioteca Virtual em Saúde, com estudos originais publicados entre 2002 e 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: após a aplicação dos critérios de seleção, foram eleitos cinco estudos, publicados entre 2018 e 2021, que evidenciaram as alterações de sono, bem como as suas relações com outros aspectos de saúde. As alterações do sono em professores universitários caracterizaram-se por redução da qualidade subjetiva do sono e sonolência diurna. Aspectos relacionados ao trabalho do professor universitário influenciaram na qualidade do sono, como jornadas extensas, o trabalho excessivo, workaholism e a alta exigência no trabalho.  Conclusões: A redução na qualidade do sono e a sonolência diurna repercutiram nas percepções de qualidade de vida e em aspectos ligados ao Burnout. Torna-se imprescindível a busca por dados científicos robustos, explorando amplamente as alterações de sono em professores universitários e monitorando suas repercussões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Fernando Moneta Moraes, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeiro. Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil.

Carolina Pasquini Praxedes Salvi, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Fisioterapeuta. Mestre. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil.

Milva Maria Figueiredo De Martino, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Enfermeira. Doutora. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Citas

Valle LER, Reimão R, Malvezzi S. Reflexões sobre psicopedagogia, estresse e distúrbios do sono do professor. Rev. Psicopedagogia. 2011 [cited 2021 Sep 10];28(87):237-45. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300004

Kovess-Masféty V, Sevilla-Dedieu C, Rios-Seidel C, Nerrière E, Chan Chee C. Do teachers have more health problems? Results from a French cross-sectional survey. BMC Public Health 2006 [cited 2021 Sep 13]; 6(101):1-13. Available from: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-6-101

Oliveira ERA, Garcia AL, Gomes MJ, Bittar TO, Pereira AC. Gênero e qualidade de vida percebida – estudo com professores da área de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. 2012 [cited 2021 Sep 13];17(3):741,7. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300021

Acosta-Fernández M, Parra-Osório L, Molina CB, Aguilera-Velasco MA, Pozos-Radillo BE. Estrés laboral, burnout, salud mental y su relación con violencia psicológica en docentes universitários. Salud Uninorte. 2019 [cited 2021 Sep 13];35(3):328-42. Available from: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=81763959003

Leite AF, Nogueira JA. Health conditioning factors work-related to health professors: an integrative review. Rev Bras Saúde Ocup. 2017 [cited 2021 Sep 15];42:e6. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6369000010116

Spagnoli P, Balducci C, Scafuri Kovalchuk L, Maiorano F, Buono C. Are engaged workaholics protected against job-related negative affect and anxiety before sleep? a study of the moderating role of gender. Int J Environ Res Public Health. 2018 [cited 2021 Sep 15] Sep;15(9):1996. DOI: https://10.3390/ijerph15091996

Sanchez HM, Sanchez EGM, Barbosa MA, Guimarães EC, Porto CC. Impact of health on quality of life and quality of working life of university teachers from different areas of knowledge. Ciência & Saúde Coletiva. 2019 [cited 2021 Sep 18];24(11): 4111-22. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.28712017

Tubbs AS, Dollish HK, Fernandez F, Grandner A. The basics of sleep physiology and behavior. In: Grandner A, editor. Sleep and Health. London: Academic Press - Elsevier; 2019 [cited 2021 Sep 23]. p. 3–10. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-815373-4.00001-0

Suni E, Rehman A. Sleep Dictionary. Sleep Foundation, 2021 [cited 2021 Oct 4]. Available from: https://www.sleepfoundation.org/how-sleep-works/sleep-dictionary

Gluschkoff K, Elovainio M, Kinnunen U, Mullola S, Hintsanen M, Keltikangas-Järvinen L, et al. Work stress, poor recovery and burnout in teachers. Occup Med (Lond). 2016 [cited 2021 Oct 2];66(7):564–70. DOI: https://10.1093/occmed/kqw086

Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Latino-Am Enfermagem. 2007 [cited 2020 Dec 18]; 15(3). DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enf. 2008 [cited 2021 Sep 10];17(4):758. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005 [cited 2021 Sep 3];52(5):546–53. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. The PRISMA GROUP. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. International Journal of Surgery [Internet]. 2010 [cited 2021 Aug 28]; 8(5):336-41. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2010.02.007

Mourad Ouzzani, Hossam Hammady, Zbys Fedorowicz, Ahmed Elmagarmid. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews. 2016 [cited 2021 Aug 28]; 5:210, DOI: https://10.1186/s13643-016-0384-4

Souza MT, Silva MD, Carvalho, R. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein [Internet]. 2010 [cited 2021 Mar 14]; 8(1):102-6. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Cardoso MG, Mesas AE, Cardelli AAM, Galdino MJQ, Barreto MFC, Aroni P, et al. Qualidade do sono e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu. Acta Paul Enferm. 2020; [cited 2021 Sep 18];33:eAPE20190228. DOI: http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2020AO02285

Sousa AR, Santos RB, Silva RM, Santos CCT, Lopes VC, Mussi FC. Occupational stress and sleep quality in professor of the health area. Rev Rene. 2018 [cited 2021 Sep 22]; 19:e33088. DOI: https://10.15253/2175-6783.20181933088

Amaro JMRS, Dumith SC. Sonolência diurna excessiva e qualidade de vida relacionada à saúde dos professores universitários. J Bras Psiquiatr. 2018 [cited 2021 Sep 30];67(2):94-100. DOI: https://10.1590/0047-2085000000191

Wu J, Dong Y, Zhao XR, He SC, Zhang XY. Burnout in university faculty: an interaction between subjective sleep quality and the OXTR rs2268498 polymorphism. Journal of Affective Disorders. 2020 [cited 2021 Sep 28];276:927-35. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.07.094

Freitas AMC, Araújo TM, Pinho PS, Sousa CC, Oliveira PCS, Souza FO. Qualidade do sono e fatores associados entre docentes de educação superior. Rev Bras Saúde Ocup. 2021 [cited 2021 Sep 30];46:e2. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000018919

Bertolazi AN, Fagondes SC, Hoff LS, Dartora EG, Miozzo ICS, Barba MEF, et al. Validation of the Brazilian Portuguese version of the Pittsburgh Sleep Quality Index. Sleep Med. 2011 [cited 2021 Oct 02];12:70-5. DOI: https://10.1016/j.sleep.2010.04.020

Bertolazi AN et al. Validação da escala de sonolência de Epworth em português para uso no Brasil. J. Bras. Pneumol. [online]. 2009 [cited 2021 Oct 03];35(9):877-83; DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-37132009000900009

Falavigna A, Bezerra MLS, Teles AR, Kleber FD, Velho MC, Silva RC, et al. Consistency and reliability of the Brazilian Portuguese version of the Mini-Sleep Questionnaire in undergraduate students. Sleep Breath. 2011 [cited 2021 Oct 02];15:351-5. DOI: https://10.1007/s11325-010-0392-x

Araújo TM, Karasek RA. Validity and reliability of the job content questionnaire in formal and informal jobs in Brazil. Scand J Work Environ Health. 2008 [cited 2021 Oct 2];34(6):52-9. Available from: https://www.researchgate.net/publication/41464059

Publicado

2022-02-09