METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: relato de experiência do PET-Saúde interprofissionalidade
Active methodologies in interprofessional training
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol21.e20238614Palabras clave:
Educação em saúde, Interprofissionalidade, Integralidade em saúdeResumen
Introdução: O modelo biomédico de atenção à saúde tem sido substituído pelo biopsicossocial, que apresenta como um dos seus pilares a Educação Interprofissional, cuja proposta está voltada para a potencialização das ações e dos serviços de saúde, através da reorientação das bases conceituais metodológicas presentes no processo de formação do profissional. Objetivo: Apresentar metodologias ativas interprofissionais vivenciadas por discentes participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)/Interprofissionalidade. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de atividades desenvolvidas com ações de integração ensino-serviço-comunidade com carga horária de oito horas semanais, em um período de dois anos, entre março de 2019 a março de 2021. As equipes eram compostas por tutores (docentes), preceptores (profissionais em exercício) e estudantes (graduandos da área da saúde. Resultados: Foram explanadas quatro vivências obtidas através das atividades desenvolvidas no PET-SAÚDE/Interprofissionalidade, sendo elas: Compartilhando saberes, Oficina do portfólio coletivo, Oficina do diagnóstico situacional e planejamento estratégico e Role-play. Conclusão: As vivências contribuíram para o aprendizado da atenção ao paciente de forma integral e do trabalho cooperativo entre diferentes áreas do saber, com interprofissionalidade, tanto no ambiente acadêmico como no cenário de assistência à saúde.
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Citas
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