EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET-SAÚDE
Experiências com a educação interprofissional no PET-Saúde
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249667Palabras clave:
Atenção Integral ao Idoso, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Serviços de integração docente-assistencial, Relações Comunidade-InstituiçãoResumen
Introdução: Os idosos representaram um grupo de risco na pandemia da COVID-19, devido a multimorbidade e a imunossenescência, aumentando a mortalidade e contribuindo para a Síndrome pós-Covid-19. A Atenção Primária à Saúde (APS) é crucial na prevenção e reabilitação de idosos, sendo fortalecida pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), pela integração ensino-serviço-comunidade e da educação interprofissional. Objetivo: Descrever as experiências de educação interprofissionais dos estudantes no PET-Saúde. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência descritivo. O projeto durou um ano e foi composto por 16 profissionais de saúde e 60 estudantes dos cursos de enfermagem, odontologia, psicologia, fisioterapia, medicina e nutrição, divididos em cinco Grupos de Aprendizagem Tutorial, que realizaram cinco oficinas educativas em cinco Unidades de Saúde da Família em Recife-PE. O projeto teve fases de capacitação, territorialização e intervenção. Resultados: Na primeira fase, os participantes completaram cursos online sobre a saúde do idoso, posteriormente discutidos em rodas de conversa. Na fase de territorialização, 393 idosos foram visitados, identificando-se as diversas consequências da COVID-19 para a saúde deles. Na terceira fase foram realizadas oficinas de autocuidado, nutrição, prevenção de quedas, reabilitação física e saúde bucal, com cerca de 20 idosos por oficina. Conclusão: A experiência do PET-Saúde facilitou a educação interprofissional e a integração ensino-serviço-comunidade, promovendo uma visão holística do cuidado ao idoso por parte dos estudantes, e evidenciou a importância de programas interprofissionais para a formação de integral dos estudantes.
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