FATORES DETERMINANTES PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO: REVISÃO DA LITERATURA DETERMINING FACTORS FOR AN ACTIVE LIFESTYLE: LITERATURE REVIEW

Autores

  • Luciene Daniel Álvares Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU; Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
  • Aylton Figueira Júnior Instituto de Medicina Esportiva - Cuba; Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Universidade São Judas Tadeu - USJT.
  • Fábio Luís Ceschini Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP; Universidade São Judas Tadeu - USJT.
  • Raquel Sapone Ceschini Instituto Mairiporã de Ensino Superior - Ises.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n24.1059

Palavras-chave:

barreiras, nível de atividade física, modelos de intervenção.

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de apresentar aspectos relacionados aos fatores determinantes vinculados à prática de atividade física em regiões metropolitanas. Embora os diferentes fatores que poderiam explicar a adesão à prática de atividade física regular sejam complexos, em especial pelas dinâmicas populacionais em áreas urbanas, esforços são organizados na forma de políticas públicas, direcionados à mudança de comportamento para uma vida ativa. Os pontos principais encontrados na literatura que demonstram o comprometimento com o nível de atividade física são os indicadores biológicos (idade, gênero, composição corporal), sociais (influência de pais, irmãos, professores e amigos de fora e de dentro da escola), psicossociais (conhecimento sobre a saúde, conhecimento sobre como se exercitar ou como aumentar o nível de atividade física, características das barreiras para a prática de atividade física, intenção em ser ativo, atitudes sobre atividade física, autoeficácia, autoimagem e personalidade) e ambientais (dias da semana, estações do ano, locais de prática de atividade física, programas de atividade física, mídia, hábitos de uso da televisão e videogame). Assim, o estudo permitiu concluir que modelos de intervenção, com destaque para o modelo ecológico, poderiam sustentar as estratégias estabelecidas para o estilo de vida ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-17

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO