NECESSIDADES ODONTOLÓGICAS, FONAUDIOLÓGICAS E FISIOTERÁPICAS: ATENÇÃO INTEGRAL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n37.1828Palavras-chave:
Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, Odontologia, Fisioterapia, FonoaudiologiaResumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi identificar as necessidades odontológicas, fonoaudiológicas e fisioterápicas em pessoas com deficiência atendidas na Clínica Odontológica da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, Minas Gerais, Brasil. Métodos: Para coleta dos dados odontológicos utilizou-se o Índice de Necessidades de Tratamento Odontológico (INTO), acrescido de informações sobre fratura de dentes anteriores e uso de prótese dentária removível. As avaliações fonoaudiológica e fisioterápica foram realizadas no primeiro atendimento odontológico. Os dados foram coletados em 2007, após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Participaram do estudo 148 portadores de necessiddes especiais. A maioria (54,0%) do sexo masculino, com idade entre 3 a 46 anos. Apenas 1,4% usam prótese dentária, 10,0% apresentaram dente fraturado e 65,0% necessidades odontológicas curativas. Participaram das avaliações fonoaudiológica e fisioterápica 63 pacientes. No screening fonoaudiológico 60,3% compreenderam perguntas simples, 14,3% não falavam, 20,4% se comunicavam de forma simples. No que refere à fisioterapia, quanto à marcha, 4,8% deambulavam com ajuda e 1,6% com auxílio de órtese. Uma minoria (4,8%) necessitava de ajuda para se sentar. Foram identificados pacientes com diplegia, monoplegia, quadriplegia e hemiplegia. Conclusão: O INTO permitiu identificar as necessidades de tratamento odontológico e priorizar o atendimento clínico dentário. As avaliações fonoaudiológica e fisioterápica contribuíram no levantamento de necessidades e planejamento de um atendimento odontológico direcionado às pessoas com deficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).