Implicações Biológicas de Monômeros de Uso Odontológico
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n35.1842Palavras-chave:
potencial tóxico, resinas compostas, adesivos dentinários.Resumo
Este trabalho investigou na literatura o potencial tóxico de todos os monômeros (TEGDMA, HEMA, UDMA e BisGMA) e derivados monoméricos (resinas compostas e adesivos dentinários) utilizados na composição de materiais resinosos de aplicação odontológica. Esses materiais vêm sendo usado amplamente como polímeros compostos capazes de restabelecer função e estética em reabilitações orais. Todas as evidências - embasadas em numerosas pesquisas - apontam para o risco potencial associado aos adesivos e as resinas compostas, para a saúde dos pacientes e dos profissionais da área odontológica. No entanto, a significância clínica destes achados deve ser interpretada de uma forma mais ampla, associando formas de minimizar o impacto tóxico dos monômeros na saúde bucal humana, tais como utilizando materiais ionoméricos como forma de proteger o tecido pulpar, fiscalização e conscientização da necessidade de uma polimerização adequada de tais materiais, e utilização de restaurações cerâmicas, que utilizam produtos monoméricos apenas em sua cimentação, diminuindo a biodisponibilidade monomérica para o meio bucal e pulpar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).