TENDÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM: IDOSO E AUTOCUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n39.2241Resumo
Introdução: O contingente populacional dos idosos vem aumentando progressivamente, associado ao aumento de agravos à saúde, sendo necessário estimular o autocuidado desses sujeitos. Objetivo: apresentar e discutir as tendências na construção do conhecimento em enfermagem caracterizando a produção da enfermagem em dissertações e teses, acerca do autocuidado do idoso. Metodologia: Caracteriza-se como uma revisão da literatura do tipo narrativa, de caráter descritivo, das dissertações e teses da enfermagem acerca do autocuidado do idoso publicadas no período de 2006 a 2012. Resultados: A partir das leituras dos resumos foi possível criar a categoria de análise: caracterização das tendências da construção do conhecimento em enfermagem relacionadas ao autocuidado do idoso. Pode-se perceber que o conhecimento que vem sendo produzido acerca do autocuidado do idoso é oriundo exclusivamente de dissertações. Ainda, a região Sul foi a que mais apresentou produções nesta área. Conclusão: Destaca-se a necessidade da realização de estudos que tenham por objeto de estudo o autocuidado do idoso frente as questões de adoecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).