FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA EM PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2275Palavras-chave:
Doença de Parkinson, força muscular, músculos respiratóriosResumo
Introdução: A doença de Parkinson é mais frequente em idosos, sua progressão é lenta, produz enfraquecimento do movimento voluntário e rigidez muscular. Com o envelhecimento, o sistema respiratório apresenta alterações estruturais, perda de elasticidade, dilatação alveolar, diminuição do estímulo neural para os músculos respiratórios e alterações de volumes, capacidades e fluxos respiratórios. Objetivos: Verificar a expansibilidade torácica e a força da musculatura respiratória. Materiais e métodos: Pacientes foram classificados quanto à fase da doença de Parkinson por meio da Escala de Hoehn e Yahr, e foram utilizados como instrumentos de avaliação a cirtometria e a manovacuometria. Resultados: 10 indivíduos com diagnóstico de doença de Parkinson, grande maioria homens (80%). Quanto ao estadiamento da doença pela Escala de Hoehn e Yahr, 40% apresentaram-se no estágio 2,5 – doença bilateral leve. Quanto à mobilidade torácica, obtiveram-se médias de inspiração máxima de 96,8 ± 10,77 cm, de expiração máxima de 93,5 ± 10,93 cm e a variação entre elas foi de 3,3 ± 1,41 cm. Quanto à força muscular respiratória, obtiveram-se valores de PImáx, tendo como média nos indivíduos 50,5 ± 30,31cmH2O, a média prevista para esta amostra foi de 96,4 ± 13,91 cmH2O e a porcentagem da PImáx prevista de 54,97 ± 34,87. Já em relação PEmáx, a média nos indivíduos parkinsonianos mensurada foide 6217,02± cmH2O, a média prevista para esta amostra foi de 183,4 ± 27,58 cmH2O e a porcentagem da PEmáx prevista de 32,24 ± 9,49. Conclusão: Verificou-se que a força muscular respiratória apresenta-se diminuída e, consequentemente, a mobilidade torácica também é menor nos portadores da doença de Parkinson, quando comparados com valores pré-determinados para indivíduos hígidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).