FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO FIBROEDEMA GELOIDE: ANÁLISE DE PERIÓDICOS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2339Palavras-chave:
Celulite, Modalidades de fisioterapia, EstéticaResumo
Introdução: O fibroedema geloide (FEG), popularmente conhecido como celulite, é uma alteração comum da topografia da pele, que acomete milhões de mulheres no mundo. Por ser uma desordem multifatorial, o tratamento do FEG deve contemplar diferentes aspectos. Nesse contexto, a fisioterapia dermato-funcional (FDF) tem despontado como alternativa para o tratamento desta afecção, por meio de diversos recursos e técnicas específicas. Contudo, só um limitado número de estudos referentes ao tema tem sido publicado na literatura científica, com conclusões contraditórias. Objetivo: Reunir estudos publicados em periódicos nacionais sobre a intervenção da FDF no FEG, a fim de propiciar uma atualização dos achados para a área. Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura nacional, no período de 2002 a 2012, por meio das bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores fisioterapia “physiotherapy”, estética “aesthetics” e celulite “cellulitis”. Resultados: Foram encontrados 25 artigos dos quais apenas sete contemplaram os critérios de seleção e abordaram recursos da FDF no tratamento do FEG. Conclusão: Por meio desta revisão, verificou-se que as técnicas descritas na literatura nacional para o tratamento do FEG, utilizadas pela FDF, são o ultrassom terapêutico, associado ou não a agentes farmacológicos, a drenagem linfática manual, a endermologia e a vacuoterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).