AUTORRELATO DE QUEDAS E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SP
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2502Palavras-chave:
idoso, acidente por queda, mobilidadeResumo
Objetivo: Considerando a relevância do evento quedas na população idosa, buscou-se avaliar o perfil de uma amostra de idosos assistidos em dois centros de saúde do município de Campinas (SP), a partir do autorrelato de quedas em relação a gênero, idade, escolaridade e grau de dependência. Métodos: Desenvolveu-se um estudo transversal, com 70 idosos (52 mulheres) seguidos nessas unidades de saúde. Foram avaliados, além dos fatores sociodemográficos, os dados referentes ao relato de quedas e o grau de independência funcional avaliado pela Medida de Independência Funcional (MIF). A análise estatística foi feita por testes qui-quadrado ou exato de Fisher e de Mann Whitney, além do coeficiente de correlação de Spearman, todos com nível de significância de 5%. Resultados: Verificou-se que 58,57% dos idosos relataram queda no ano anterior à avaliação, dos quais 37,14% tiveram ao menos uma queda e 82% eram mulheres. O relato de quedas associou-se com déficit no domínio “mobilidade” da MIF (p = 0,0302). Conclusão: Confirma-se, assim, a relevância de buscar ativamente a presença de déficit de mobilidade em idosos, particularmente nos serviços de Atenção Primária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-16
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).