COMO A RESTRIÇÃO NA HABILIDADE DE NADAR (OCLUSÃO DOS ÓCULOS) PODE INFLUENCIAR A PERCEPÇÃO HOW THE RESTRICTION ON THE ABILITY TO SWIM (OCCLUSION OF GLASSES) CAN INFLUENCE THE PERCEPTION
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n19.333Palavras-chave:
habilidade de nadar, restrição, percepção, sincronização, comportamento.Resumo
O objetivo deste estudo foi observar e compreender como a restrição na habilidade de nadar (oclusão dos
óculos) pode influenciar a percepção. A pesquisa se caracteriza como um estudo direto, sendo utilizada a
combinação da metodologia descritiva (quantitativa) e discursiva (qualitativa) sobre a situação-problema observada.
A amostra foi constituída por 11 voluntários, de ambos os sexos, todos em idade universitária.
Utilizou-se o cronômetro Seiko de cem memórias para registro do tempo percorrido nos 12,5m. Além disso,
toda a ação foi filmada (Sharp, modelo VL-AH131U, Hi 8, 14.345 MS, power zoom 16x). A perturbação nasincronização do nadar foi realizada de maneira que a luz emitida na retina configurava-se de acordo com o
nível de complexidade. A complexidade seguiu a lógica da restrição da luz por meio da oclusão dos óculos de
natação (utilizou-se papel para a realização do experimento). Cada nadador experimentou cerca de dez tentativas
em ritmo “tranquilo”. Ao final do experimento, todos responderam a um questionário estruturado com
perguntas abertas, e as mesmas foram analisadas segundo a técnica da análise de discurso, tendo como pressuposto
a teoria semiótica. Os resultados foram analisados pela correlação linear de Pearson (r) para verificação
da força tensional gerada no CAPn (campo atrativo perceptual do nadar), e a probabilidade aceita para este
estudo foi de 5% (p d” 0,05). Os resultados apresentaram uma correlação negativa significativa (r = – 0,4429;
Sy.x = 0,046; p < 0,0001) entre a aceleração (Ac = v/t2) dos nadadores e sua estratégia de nado (En = Fr/Am).
Quanto à representação simbólica descrita, após a sua ação, pode-se observar que há influência subjetiva deste
ambiente, independentemente da sua experiência. Acredita-se que há possibilidade de abordar o problema da
sincronização dando ênfase ao fenômeno da percepção na pedagogia do nadar, no campo profissional. Como o
nadador se encontra segregado e, ao mesmo tempo, unificado ao CAPn, poder-se-ia modificar o seu comportamento
e, portanto, interferir na sua auto-organização.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).