INFLUÊNCIA DA PRÁTICA LÚDICA NO EQUILÍBRIO E NA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS INFLUENCE OF PLAYFUL ACTIVITY PRACTICE IN THE BALANCE AND THE MOTOR COORDINATION IN CHILDREN
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n18.338Palavras-chave:
desenvolvimento infantil, equilíbrio, coordenação, criança.Resumo
O desenvolvimento motor de uma criança é bastante complexo e diversificado, tanto que existem muitos estudos sobre o desenvolvimento motor e os fatores que influenciam esse processo de aquisições de habilidades motoras em cada idade. Alguns fatores são mais importantes, como o ambiente em que elas vivem juntamente com as condições sociais e culturais. Para valorizar esses fatores ambientais, este estudo teve por objetivo verificar se a prática de atividade lúdica influencia o desenvolvimento motor de crianças de cinco a sete anos de idade. Participaram da pesquisa 76 crianças, divididas em dois grupos de 38 crianças, sendo que cada grupo foi avaliado quanto ao equilíbrio e à coordenação pelo protocolo de testes de equilíbrio e coordenação de Lefèvre (1976). Foi usado o questionário (PAQ-C) para verificar o nível de atividade física das crianças. Após a avaliação, foi calculada a porcentagem de sucesso obtida pelo grupo controle e experimental em cada teste. Os resultados mostram que o grupo experimental obteve melhor performance nos testes. As crianças com idade de cinco anos obtiveram sucesso em 75% dos testes; já em relação às crianças de seis e sete anos, os resultados foram similares - 80% das crianças atingiram sucesso nos testes -, mostrando melhor aquisição e refinamento do equilíbrio e da coordenação motora. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a prática de atividades lúdicas e a influência do ambiente vivenciado pelas crianças do grupo experimental favoreceram o sucesso do desempenho das crianças nas tarefas avaliadas. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas e físicas é fundamental na vida das crianças, proporcionando o refinamento das habilidades motoras e um estilo de vida e de hábitos mais saudáveis.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).