INFLUÊNCIA DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NO QUADRO DE ESTRESSE INFANTIL, EM PACIENTE COM DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE (ESTUDO DE CASO) INFLUENCE OF THE AQUATIC PHYSIOTHERAPY IN THE INFANT STRESS IN PATIENT WITH DUCHENNE MUSCULAR DYSTROPHY (CASE STUDY)
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n16.372Palavras-chave:
fisioterapia aquática, estresse, Síndrome de Duchenne.Resumo
As distrofias musculares constituem um grupo de distúrbios miopáticos hereditários, caracterizados por fraqueza e atrofias musculares progressivas. Dentre estas, tem-se a distrofia muscular de Duchenne (DMD), onde há perda progressiva da independência funcional. A criança, quando submetida a uma situação de doença, pode desencadear o estresse, compreendendo que a doença não abrange somente fatores físicos, mas também psicológicos e sociais, o que origina uma situação de fragilidade. A fisioterapia aquática é um recurso a ser utilizado na intervenção fisioterapêutica, pois, pelas propriedades físicas da água, permite uma terapia agradável, maior liberdade de movimento e independência. Assim, este trabalho avaliou as mudanças no quadro de estresse em uma criança submetida a tratamento de fisioterapia aquática. Métodos: foram realizadas as avaliações neuropediátrica, e aplicadas as escalas de Estresse Infantil (ESI) e a de Maturidade Mental do Columbia (CMMS) em um paciente de dez anos de idade, com diagnóstico de DMD. A seguir, o paciente foi submetido a dez sessões de fisioterapia aquática e, após estas, reavaliado pelos mesmos instrumentos da avaliação inicial. Resultados: na avaliação inicial, o paciente apresentava pontuação indicativa de estresse (19 itens totalmente preenchidos) e, na avaliação final, este dado não foi mais observado (7 itens preenchidos). As avaliações finais evidenciaram diminuição da pontuação em todos os aspectos da ESI. Conclusão: este estudo demonstrou que, após a intervenção com fisioterapia aquática, mesmo que por um curto período de tempo (dez sessões) e em um único paciente, foi possível observar influência positiva no quadro de estresse infantil da criança participante do estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-03-29
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).