VIVÊNCIAS DE ADOLESCENTES E JOVENS DIAGNOSTICADOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA

Autores

  • Cristianne Teixeira Carneiro Universidade Federal do Piauí
  • Angelina Monteiro Furtado Universidade Federal do Piauí
  • Francis Kanashiro Meneghetti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Josilene Alves da Rocha Santos Universidade Federal do Piauí
  • Maria Augusta Rocha Bezerra Universidade Federal do Piauí
  • Maria Luzinete Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Ruth Cardoso Rocha Universidade Federal do Piauí
  • Silvana Santiago da Rocha Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol16n57.5157

Palavras-chave:

Adolescente, Insuficiência Renal Crônica, Diálise Renal

Resumo

Introdução: adolescentes e jovens passam por marcantes modificações corporais peculiares da puberdade, acompanhadas por mudanças na esfera psicossocial. Essas mudanças quando associadas a uma doença crônica podem gerar a perda da autoestima e o medo. Objetivo: compreender as vivências de adolescentes e jovens com diagnóstico de Doença Renal Crônica. Método: estudo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem predominantemente qualitativa, desenvolvido em uma clínica de nefrologia do município de Floriano (PI), com 13 adolescentes e jovens com faixa etária entre 10 e 29 anos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: a Doença Renal Crônica e o tratamento hemodialítico interferiram na inserção dos participantes no mercado de trabalho e apresentaram repercussões nas suas imagens corporais. A maior parte dos entrevistados revelou incômodo com a presença da fístula arteriovenosa. Entretanto, alguns participantes declararam sentir-se confortáveis com o tratamento e com a Doença Renal Crônica, apontando certa conformidade relacionada à espera do transplante e em relação ao corpo. Conclusão: é preciso que os profissionais de saúde estejam atentos às necessidades dos adolescentes e jovens e dos seus familiares para que possam, através do diálogo, apoiá-los na resolução das dificuldades encontradas.

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Biografia do Autor

Cristianne Teixeira Carneiro, Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Graduação em Enfermagem. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Piauí, Floriano, PI, Brasil.

Angelina Monteiro Furtado, Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Graduação em Enfermagem. Professora Assistente II da Universidade Federal do Piauí, Floriano, PI, Brasil.

Francis Kanashiro Meneghetti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Coordenador do PPGA/ADM da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Josilene Alves da Rocha Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Floriano, PI, Brasil.

Maria Augusta Rocha Bezerra, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Enfermagem. Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará. Graduação em Enfermagem. Professora Assistente II da Universidade Federal do Piauí, Floriano, PI, Brasil.

Maria Luzinete Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Especialização em Credenciamento de Enfermagem em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia. Graduação em Enfermagem. Professora da Universidade Estadual do Piauí, Floriano, PI, Brasil.

Ruth Cardoso Rocha, Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Graduação em Enfermagem. Professora Assistente I da Universidade Federal do Piauí, Floriano, PI, Brasil.

Silvana Santiago da Rocha, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

 

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS