SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS COM SERVIÇOS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA: UMA ABORDAGEM ESPACIAL

Autores

  • Brígida Dias Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0413-8790
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Carolina Melchiors Universidade Federal do Paraná
  • Roberto Pontarolo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol17n62.6107

Palavras-chave:

Serviços Comunitários de Farmácia, Satisfação do Paciente, Análise Espacial

Resumo

Objetivo: Analisar a satisfação dos usuários com os serviços prestados em farmácias comunitárias, abordando aspectos de acessibilidade geográfica e um Sistema de Informações Geográficas. Metodologia: Foi aplicada uma versão adaptada do Questionário de Satisfação com os Serviços da Farmácia (QSSF) aos usuários de farmácias privadas localizadas no município de São Mateus/ES. A coleta de dados ocorreu próximo às farmácias, com os usuários que haviam acabado de receber os serviços e em locais públicos do município. Além da análise estatística de validação, foram criados mapas temáticos para melhor visualização dos resultados. Resultados: O QSSF adaptado foi aplicado a 530 usuários, sendo que 35% (n=185) afirmaram terem sido atendidos pelo farmacêutico e responderam todas as questões. Após a análise fatorial, os itens originais e adaptados se organizaram em três domínios. Os usuários que afirmaram terem sido atendido pelos farmacêuticos, entrevistados próximos às farmácias estavam mais satisfeitos do que os entrevistados em locais públicos (4,14±0,45 vs. 3,84±0,58; p?0,001). Em ambos locais de entrevistas e tipos de atendimento, as médias de satisfação relacionadas ao domínio sobre acessibilidade geográfica foram as menores. Nos locais próximos às farmácias, os atendidos pelo farmacêutico estavam mais satisfeitos do que os que não souberam quem os atendeu (4,14±0,45 vs. 3,83±0,47; p?0,001). Os mapas temáticos mostraram a concentração de farmácias nas regiões centrais, mas não houve diferença significativa entre as médias de satisfação por bairro. Conclusão: A visualização espacial dos resultados de satisfação permitiu identificar as áreas que podem se beneficiar de ações que promovam a melhoria dos serviços ofertados.

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Biografia do Autor

Brígida Dias Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2014)

Faculdade de Farmácia, Departamento de Farmácia Social, Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica 

Rodrigo Randow de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Aqüicultura pela Universidade Federal do Rio Grande, Brasil(2011)
Professor Efetivo da Universidade Federal do Espírito Santo , Brasil

Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Ana Carolina Melchiors, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêutica pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2012)
Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná , Brasil

Roberto Pontarolo, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(1993)
Servidor Público / Professor Titular da Universidade Federal do Paraná , Brasil

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Publicado

2020-01-21