CRIAÇÃO AUTOMÁTICA DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM PARA TREINAMENTO SIMULADO UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL PARA ÁREA DE ENFERMAGEM

Autores

Palavras-chave:

Sistema Inteligente, Aprendizagem, Enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO: A geração manual de trilhas de aprendizado é uma severa barreira na adoção continuada do ensino personalizado devido ao longo tempo necessário para sua criação e correção dos erros gerados. OBJETIVO: Descrever o desenvolvimento de um processo de automatização de criação de trilhas de aprendizagem para uma plataforma de qualificação e avaliação continuada de profissionais da área de saúde, mais especificamente, enfermeiros. MÉTODO: A plataforma utiliza simulação virtual com conteúdos baseados em metodologias ativas, focado, inicialmente, na geração de treinamentos virtuais das técnicas de punção de cateter port-a-cath e periféricos. RESULTADOS:  Após a geração da trilha, foram realizados testes para verificação de sua pertinência e adequação aos critérios estabelecidos. CONCLUSÃO: Com a automatização além da melhora no resultado, foi possível promover a adoção junto aos profissionais de treinamento corporativo na área hospitalar.

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Biografia do Autor

Antonio Valerio Netto, Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP) - SP - Brasil

Professor afiliado do Departamento de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP)

 

Letícia Serpa, Empresa Xeduca Soluções Tecnológicas (São Paulo – SP)

Doutora em Enfermagem pela USP. Consultora PIPE FAPESP – Empresa Xeduca Soluções Tecnológicas (São Paulo – SP)

 

Rodrigo Pasti, Empresa Xeduca Soluções Tecnológicas (São Paulo – SP)

Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Bolsista TT5 FAPESP – Empresa Xeduca Soluções Tecnológicas (São Paulo – SP)

 

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde