Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Comunicação & Inovação é um periódico científico de publicação quadrimestral com o objetivo de publicar artigos empíricos ou teóricos inéditos que representem um avanço significativo para o campo da comunicação. Não cobra taxas para submissão, publicação e acesso aos artigos. Desde a publicação do primeiro número, em 2000, o periódico tem mantido sua periodicidade sem atraso e adota o sistema SEER para subissão e avaliação de manuscritos (http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/about/submissions#onlineSubmissions). Está classificada como “B1” pelo programa QUALIS/CAPES ( avaliação 2013-2016) em Comunicação & Informação. A revista Comunicação & Inovação aceita artigos inéditos e originais,  em português, inglês ou espanhol. Prioriza abordagens críticas e inovadoras no campo da Comunicação e os estudos de natureza aplicada ou estratégica, que tenham como escopo a divulgação de conhecimentos que possam ser implementados a partir de produtos, planos, processos e práticas de  intervenção. Sua missão é disseminar o conhecimento para avanço do campo da comunicação a partir de metodologias inovadoras que contemplem temas interdisciplinares a serem abordados nos mais diversos desenhos de pesquisa.

Dessa forma, encontra-se aberta a professores, pesquisadores, profissionais e estudantes envolvidos com o campo da Comunicação Social e que tenham, no mínimo, o nível de Doutor para assinarem como autor principal ou único. Poderão ser aceitos, também, mestrandos, mestres e doutorandos em co-autoria com Doutores. Artigos já publicados em anais de congressos só serão aceitos se tiverem - no mínimo - 30% de conteúdo diferente/ampliado do original. Nesses casos, o autor deve informar o editor que o trabalho já foi publicado, citando o evento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados serão submetidos aos editores e à equipe de pareceristas para avaliação, que sugerirá a publicação, recusa, ou ainda reformulação. A avaliação dos originais será realizada por pelo menos  dois membros do Conselho Consultivo ou parecerista ad hoc. Os avaliadores possuem, no mínimo, o grau de Doutor e atuação na área de Comunicação Social.

Artigos e trabalhos que utilizem experimento com seres vivos precisam anexar autorização de comitê de ética.

Periodicidade

A revista publica edições quadrimestrais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Categorias dos manuscritos

Artigo original:resultado de pesquisa empírica, com metodologia claramente descrita, discussão aprofundada e relacionada com a literatura científica nacional e internacional.

 

Estudo teórico: análise de teorias ou métodos que sustentam a ciência da Comunicação ou de áreas correlatas e interdisciplinares que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento e da inovação no campo da comunicação.

 

Artigos de revisão: análise de estudos primários, quantitativos ou qualitativos, tendo por finalidade a busca de evidências que fundamentem as respostas aos problemas de pesquisa da investigação, sendo priorizadas as revisões em que se evidencia a sistematização do método.

 

Relato de experiência profissional: estudo de situação de interesse que envolva a inovação na comunicação para a atuação profissional na área, contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos aplicados, com estratégias de intervenção ou evidência metodológica apropriada para a avaliação da eficácia de um produto ou processo comunicacional aplicado no campo de práticas profissionais que envolvem a comunicação.

 

Editorial: Essa categoria de texto é publicada mediante convite do editor. Não é submetida à avaliação por pares.

Histórico do periódico

2000 - Lançamento da Revista impressa com a denominação IMES Comunicação (ISSN 1518-5958).

2005 - Passa a chamar-se Comunicação e Inovação (ISSN 1809-564X).

2010 - Assume o formato digital online (ISSN 2178-0145) por meio do sistema SEER tendo sua versão impressa descontinuada.