Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Comunicação & Inovação é um periódico científico de publicação anual com o objetivo de publicar artigos empíricos ou teóricos inéditos que representem um avanço significativo para o campo da comunicação.

Não cobra taxas para submissão, publicação e acesso aos artigos. Desde a publicação do primeiro número, em 2000, o periódico tem mantido sua periodicidade sem atraso e adota o sistema SEER para submissão e avaliação de manuscritos.

Está classificada como “A4” pela avaliação QUALIS/CAPES (2017-2020) na área de Comunicação e Informação. A revista Comunicação & Inovação aceita artigos inéditos e originais,  em português, inglês ou espanhol.

Prioriza abordagens críticas e inovadoras no campo da Comunicação e os estudos de natureza aplicada ou estratégica, que tenham como escopo a divulgação de conhecimentos que possam ser implementados a partir de produtos, planos, processos e práticas de  intervenção. Sua missão é disseminar o conhecimento para avanço do campo da comunicação a partir de metodologias inovadoras que contemplem temas interdisciplinares a serem abordados nos mais diversos desenhos de pesquisa.

Dessa forma, encontra-se aberta a professores, pesquisadores, profissionais e estudantes envolvidos com o campo da Comunicação e que tenham, no mínimo, o nível de Doutor para assinarem como autor principal ou único.

Poderão ser aceitos, também, mestrandos, mestres e doutorandos em coautoria com Doutores.

Artigos já publicados em anais de congressos só serão aceitos se tiverem - no mínimo - 30% de conteúdo diferente/ampliado em relação à publicação anterior. Nesses casos, o autor deve informar o editor que o trabalho já foi publicado, citando o evento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais submetidos à Revista Comunicação & Inovação que atenderem às normas de submissão serão avaliados inicialmente pelo editor ou editores indicados e equipe de pareceristas ad hoc, na forma de double-blind review,  ou membros do Conselho Consultivo que sugerirá a recusa ou, ainda, reformulação do artigo.

Os avaliadores possuem, no mínimo, o grau de Doutor e atuação na área de Comunicação Social.  A decisão final será do Editor Chefe.

Artigos e trabalhos que utilize  experimento com seres vivos precisam anexar autorização do Comitê de Ética em Pesquisa.

Processo Editorial

 

https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/libraryFiles/downloadPublic/54 

 

 

Periodicidade

 

A revista publica um volume anual - modalidade de fluxo contínuo.

23 a 25 artigos por volume.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives License 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0  (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br)

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

PKP PN: https://pkp.sfu.ca/pkp-pn/

https://portal.issn.org/resource/ISSN/21780145

Protocolo de interoperabilidade

Esta revista utiliza o protocolo de interoperabilidade OAI-PMH  para permitir a coleta de dados.

https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oai?verb=Iden

Categorias dos manuscritos

Artigo original: resultado de pesquisa empírica, com metodologia claramente descrita, discussão aprofundada e relacionada com a literatura científica nacional e internacional.

Estudo teórico: análise de teorias ou métodos que sustentam a ciência da Comunicação ou de áreas correlatas e interdisciplinares que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento e da inovação no campo da comunicação.

Artigos de revisão: análise de estudos primários, quantitativos ou qualitativos, tendo por finalidade a busca de evidências que fundamentem as respostas aos problemas de pesquisa da investigação, sendo priorizadas as revisões em que se evidencia a sistematização do método.

Relato de experiência profissional: estudo de situação de interesse que envolva a inovação na comunicação para a atuação profissional na área, contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos aplicados, com estratégias de intervenção ou evidência metodológica apropriada para a avaliação da eficácia de um produto ou processo comunicacional aplicado no campo de práticas profissionais que envolvem a comunicação. Deve apresentar resultados.

Editorial: Essa categoria de texto é publicada mediante convite do editor. Não é submetida à avaliação por pares.

Histórico do periódico

2000 - Lançamento da Revista impressa com a denominação IMES Comunicação (ISSN 1518-5958).

2005 - Passa a chamar-se Comunicação & Inovação (ISSN 1809-564X).

2010 - Assume o formato digital online (ISSN 2178-0145) por meio do sistema SEER tendo sua versão impressa descontinuada.

Interatividade

A revista Comunicação & Inovação utiliza redes sociais para interatividade com os leitores

 https://www.facebook.com/ComInovacao