
Cristian Boragan Gugliano
Mestrando em Comunicação, pela Universidade Municipal de 
São Caetano do Sul – USCS; jornalista e psicanalista.

Vender o que der para vender, 
mas a que preço?
SELLING GIVING TO SELL, BUT 
WHAT PRICE

Quase um ano antes do lançamento, o livro A privataria 
tucana1 já causava embaraços aos políticos do PSDB. 
Foi em 2010, durante a campanha presidencial, que um 
dos capítulos saiu do computador do jornalista Amaury 
Ribeiro Jr. – o autor – para estampar as páginas dos 
principais blogs e sites favoráveis à eleição da candidata 
petista Dilma Rousseff.  Para não perder a oportunidade, 
o vazamento dos dados acabou se tornando o último 
capítulo do livro que, segundo o autor, deu-se através do 
furto de arquivos, capitaneado por Rui Falcão, presidente 
nacional do Partido dos Trabalhadores. O que havia ali era 
“nitroglicerina pura”. O próprio subtítulo da obra falava da 
privatização tucana como “o maior assalto ao patrimônio 
público brasileiro”. O termo “privataria” fora cunhado pelo 
jornalista Elio Gaspari ao unir as palavras “privatização” 
e “pirataria”.

Amaury Ribeiro Jr. é um repórter investigativo, ganhador 
de três Prêmios Esso e quatro Prêmios Vladimir Herzog, 
e, já no primeiro capítulo do livro, tratou de como foi 
pesquisar os mecanismos que regeram as privatizações 
brasileiras realizadas durante a presidência de Fernando 
Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002. Foi de Fernando 
Henrique a frase “vamos vender o que der para vender”, 
referindo-se às estatais brasileiras.

Tudo começou com três tiros disparados contra o 
repórter. Em setembro de 2007, o jornalista trabalhava 
para o jornal O Estado de Minas, mas fazia uma série de 
reportagens especiais para o jornal Correio Braziliense, 
do mesmo grupo, sobre a violência no entorno do Distrito 
Federal. A matéria rendeu-lhe os tiros. O ferimento a bala 
fez com que Ribeiro Jr. mergulhasse, segundo ele, “em 
uma profunda depressão”. Ao sair do hospital, o repórter 
resolveu passar alguns meses no seu sítio, no interior 
de Minas Gerais, para se dedicar à plantação de uvas. 
Mas foi justamente neste período que o PSDB (Partido da 
Social-Democracia Brasileira) estava em vias de escolher 
seu candidato à Presidência da República, e dois nomes 
se digladiam entre si: Aécio Neves e José Serra. 

A briga estava tão intensa que, de acordo com Ribeiro 
Jr., os políticos mandavam recados um para o outro via 
jornais. Primeiramente, veio o recado de Serra para Aécio, 
através do já falecido colunista Mauro Chaves. O título, 
embora publicado no jornal O Estado de S. Paulo, um 
veículo conhecido por primar pela norma culta da Língua 
Portuguesa, chamava-se Pó pará, governador?. Para 

Ribeiro Jr., este ‘pó’ implicava uma 
referência indireta a Aécio Neves: 

Contrastando com a linha 
conservadora do jornal, instilou 
uma insinuação pesada, uma 
suposta ligação de Aécio 

1 RIBEIRO JR., Amaury. A privataria tucana. São Paulo: 
Geração Editorial, 2011. 343p. 

Resenhas

88Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 14, n. 26:(88-89)  jan-jun 2013

ao “pó”, ou seja, cocaína para atingir dois objetivos: 
expor publicamente, de modo vulgar e dissimulado, o 
comportamento do rival de Serra e enviar-lhe um recado 
muito claro (p. 29). 

Aécio respondeu da mesma forma, via jornais, desta vez 
com um artigo publicado em O Estado de Minas, intitulado 
Minas a reboque, não!. 

Ao recuperar-se do tiro, Ribeiro Jr., já neste clima de 
disputa eleitoral, recebeu a missão de O Estado de Minas 
de descobrir quem estava espionando o então governador 
Aécio Neves. A resposta óbvia: o também governador 
José Serra. Feita a descoberta – e o relatório –, Ribeiro 
Jr. decidiu aprofundar-se no tema das privatizações feitas 
no período de Fernando Henrique Cardoso. Para isso, o 
repórter usou um estilo de jornalismo denominado RAC 
(reportagem através de computador), um meio de cruzar 
bancos de dados e analisar informações para, a partir daí, 
escrever matérias. Amaury Ribeiro Jr. investigou cartórios 
no Brasil, no Caribe e nos Estados Unidos, leu processos 
judiciais, cruzou documentos até construir, segundo ele, 
o caminho de ida e volta do dinheiro desviado. Primeiro, o 
dinheiro sujo era enviado a um “paraíso fiscal” no Caribe, 
mais precisamente nas Ilhas Virgens Britânicas. “Paraíso 
fiscal” é o nome dado a países que permitem a circulação 
do dinheiro sem muitos entraves, como a tributação. 
Outra facilidade, nesses lugares, é a abertura de uma 
empresa, em que, na grande parte das vezes, o nome 
dos donos não aparece. O dinheiro sujo era enviado 
para uma conta de uma empresa aberta no Caribe e por 
lá ficava certo período. Para repatriar estes valores de 
forma legal – dinheiro limpo –, os envolvidos montavam 
no Brasil empresas, que se “associavam” às empresas do 



Caribe e recebiam aporte de dinheiro, agora perfeitamente 
legalizado. 

A cada final de capítulo, Ribeiro Jr. trouxe uma série de 
documentos, provando aquilo que ele mostrou, como em 
uma espécie de dossiê. Em muitas vezes, observa-se que 
a mesma pessoa assinava “nas duas pontas”; em outras 
palavras, o dono da empresa do Caribe era o mesmo dono 
da empresa brasileira. De um lado, este pedia dinheiro e do 
outro, no exterior, liberava o dinheiro. Uma das principais 
figuras que se utilizava deste esquema de lavagem de 
dinheiro era Verônica Serra, filha de José Serra. Além 
dela, seu marido, Alexandre Burgeois, atuava da mesma 
forma. José Serra fora Ministro do Planejamento na era 
das privatizações.

A partir deste esquema de lavagem de dinheiro, a quadrilha 
começou a comprar empresas privatizadas por Fernando 
Henrique. Ribeiro Jr. mostrou ainda como certas garantias 
foram deixadas de lado quando os interessados pelas 
empresas a serem privatizadas eram aliados de Serra e 
do PSDB. Um deles é o espanhol naturalizado brasileiro 
Gregório Marín Preciado, casado com a prima de Serra. 
Em 1993, Preciado tomou um empréstimo de 3 milhões 
de dólares no Banco do Brasil, agência Rudge Ramos, 
em São Bernardo do Campo. Preciado não pagou este 
empréstimo, que se tornou, com juros e multas, algo em 
torno de 140 milhões de dólares. Mesmo devendo todo 
este dinheiro para um banco estatal, Preciado conseguiu 
comprar três estatais da área de energia elétrica: a 
Coelba, na Bahia; a Cosern, no Rio Grande do Norte; e a 
Celpe, em Pernambuco. Para narrar este período, Ribeiro 
Jr. utilizou o termo “briberização”, algo como o saquear 

2 COSTA, Luciano Martins. A privataria tucana – a imprensa 
descobre o livro. Observatório da Imprensa, edição 674, São 
Paulo, 28 de novembro de 2011. Disponível em: <http://www.
observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_imprensa_
descobre_o_livro>. Acesso em: 1 de outubro de 2012.
3 In: R7 Notícias, São Paulo, 28 de dezembro de 2011. 
Disponível em: <http://noticias.r7.com/brasil/noticias/revista-
veja-esconde-sucesso-de-livro-que-denuncia-tucanos-
20111228.html>. Acesso em: 1 de outubro de 2012.

Resenhas

89Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 14, n. 26:(88-89)  jan-jun 2013

dos piratas, originário do inglês “briberization”, cunhado 
por Joseph Stiglitzs, Prêmio Nobel de Economia, para 
explicar o assalto às empresas públicas no Terceiro 
Mundo.

Lançado no final de 2011, a primeira edição, com cem 
mil exemplares, rapidamente se esgotou nas livrarias e 
o livro tornou-se um best-seller. Ainda sim, a imprensa 
tradicional não publicava uma palavra sobre A privataria 
tucana. Apenas quando Verônica Serra resolveu refutar 
as acusações é que jornais como Folha de S. Paulo e 
O Estado de S. Paulo passaram a falar da existência 
do livro, como o jornalista Luciano Martins Costa tratou 
em um artigo para o portal Observatório da Imprensa2. 
O livro foi, de acordo com o site jornalístico R7, um dos 
mais vendidos no mês de dezembro de 2011 nas livrarias 
Cultura, Publifolha e Publinews, que contabilizaram as 
vendas de 12 livrarias nacionais3. 

Mesmo depois da publicação, A privataria tucana não 
deixou de causar polêmicas. A resenha do livro causou 
a demissão de dois profissionais da Revista de História 
da Biblioteca Nacional, foi o que afirmou o jornalista 
Elio Gaspari em sua coluna em 24 de janeiro deste ano. 
De acordo com Gaspari, o texto causou a demissão do 
autor da resenha, o jornalista Celso de Castro Barbosa, 
por desagradar Sérgio Guerra, presidente do PSDB, 
e Gustavo Franco, ex-ministro ligado ao governo de 
Fernando Henrique Cardoso.

O livro, aliás, foi um dos finalistas da 54ª edição do Prêmio 
Jabuti, patrocinada pela Câmara Brasileira do Livro, mas 
não ganhou, o que não retira a aura polêmica de seu 
autor e sua obra.

    


