Ciência, tecnologia e inovação para uma vida ativa:o perfil do “jovem idoso” na propaganda brasileira.
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2150Palavras-chave:
comunicação, tecnologia, idoso, linguagemResumo
Resultados de pesquisas científicas e inovações tecnológicas têm ampliado as expectativas de vida do homem moderno. O idoso que era caracterizado pela imagem da fragilidade e da carência, hoje é retratado na propaganda como alguém ativo, participativo e saudável. Este texto objetiva levar à reflexão sobre a forma como se constrói a propaganda no sentido de deixar arraigada na sociedade um estereótipo do idoso que vem substituir o anterior. Considera-se que a propaganda é uma via de mão dupla, buscando no cenário social os elementos para a construção do seu discurso, ao mesmo tempo em que esse discurso influencia a sociedade e sua visão de mundo. Um comercial de TV, da empresa Microsoft, no qual a pessoa com mais de 60 anos de idade está retratada fisicamente, é analisado neste estudo, para avaliar esse novo perfil do idoso brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Elizabeth Moraes Gonçalves, Marco Aantônio Cirillo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.