Ciência, tecnologia e inovação para uma vida ativa:o perfil do “jovem idoso” na propaganda brasileira.

Autores

  • Elizabeth Moraes Gonçalves UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
  • Marco Aantônio Cirillo docente do curso de publicidade e propaganda da FAC da UMESP. Coordenador de projetos experimentais. Mestre em Comunicação social pela UMESP.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2150

Palavras-chave:

comunicação, tecnologia, idoso, linguagem

Resumo

Resultados de pesquisas científicas e inovações tecnológicas têm ampliado as expectativas de vida do homem moderno. O idoso que era caracterizado pela imagem da fragilidade e da carência, hoje é retratado na propaganda como alguém ativo, participativo e saudável. Este texto objetiva levar à reflexão sobre a forma como se constrói a propaganda no sentido de deixar arraigada na sociedade um estereótipo do idoso que vem substituir o anterior. Considera-se que a propaganda é uma via de mão dupla, buscando no cenário social os elementos para a construção do seu discurso, ao mesmo tempo em que esse discurso influencia a sociedade e sua visão de mundo. Um comercial de TV, da empresa Microsoft, no qual a pessoa com mais de 60 anos de idade está retratada fisicamente, é analisado neste estudo, para avaliar esse novo perfil do idoso brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Moraes Gonçalves, UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Comunicação – POSCOM da Universidade Metodista de São Paulo.

E-mail: bethmgoncalves@terra.com.br elizabeth.goncalves@metodista.br

Marco Aantônio Cirillo, docente do curso de publicidade e propaganda da FAC da UMESP. Coordenador de projetos experimentais. Mestre em Comunicação social pela UMESP.

Mestre em Comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação- FAC, da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.

E-mail: marco.cirillo@metodista.br

 

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Gonçalves, E. M., & Cirillo, M. A. (2014). Ciência, tecnologia e inovação para uma vida ativa:o perfil do “jovem idoso” na propaganda brasileira. Comunicação & Inovação, 15(28). https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2150