TV digital interativa na prática: a experiência do stickercenter

Autores

  • Taís Marina Tellaroli UFMS

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2358

Palavras-chave:

TV digital, interatividade, Ginga

Resumo

Com a chegada da TV digital no Brasil e o desenvolvimento do middleware Ginga por pesquisadores brasileiros criou-se uma grande expectativa de que a TV se transformasse em um meio interativo. Com esta realidade de fundo, experiências são testadas no âmbito da televisão, como o StickerCenter, um software - desenvolvido pela TOTVS - queutiliza em sua estrutura o Ginga e reúne elementos da internet na TV. Buscou-se responder as perguntas sobre o funcionamento deste produto e como ele explora a troca de informações com o público. Este artigo apresenta as especificidades do StickerCenter, os motivos pelos quais ele não se popularizou no Brasil e discute ainda os desafios do middleware Ginga frente à concorrência com as TVs conectadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Marina Tellaroli, UFMS

TELLAROLI,Taís Marina. Professora do Curso de Comunicação Social/Jornalismo naUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Comunicação Social pelaUMESP, foi membro do Projeto Competências profissionais na TV Digitalbrasileira - produção, interatividade e possibilidades educativas. É membro do Grupode Pesquisa ComTec daUniversidade Metodista de São Paulo, liderado pelo Dr. Sebastião Squirra. E-mail:taistella@hotmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/8225695133457017.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Tellaroli, T. M. (2014). TV digital interativa na prática: a experiência do stickercenter. Comunicação & Inovação, 15(28). https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2358