Hospício Cultural: construindo pontes entre teoria e prática no campo da comunicação

Autores

  • Telma Johnson Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2408

Palavras-chave:

comunicação, interacionismo, práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo visaampliar o debate sobre a mudança paradigmática de práticas pedagógicas diante dasnovas diretrizes curriculares que conferem autonomia às habilitaçõesprofissionais no campo da Comunicação.  Asestratégias e os resultados do projeto de investigação multifacetário “HospícioCultural”, baseado na perspectiva do interacionista simbólico Erving Goffman,são analisados como um caminho promissor para a articulação entre teoria eprática em cursos de graduação nas áreas da Comunicação. Esta experiência, baseadana triangulação de métodos qualitativos, revelou os motivos da aversão dealunos às disciplinas teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Johnson, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil. Mestre em Jornalismo Digital pela Southern Illinois University (SIU) - Illinois, United States. Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora (MG), Brasil. E-mail: tjohnson@globo.com

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Johnson, T. (2014). Hospício Cultural: construindo pontes entre teoria e prática no campo da comunicação. Comunicação & Inovação, 15(29), 107–122. https://doi.org/10.13037/ci.vol15n29.2408