Criatividade, processo e economia criativa: conceitos, discussões, apontamentos

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Francisco Eduardo Menezes Martins Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n31.2859

Resumo

O ensaio aborda a emergente discussão no país sobre Economia Criativa sob a luz do processo criativo. Estabelece a relação entre conceitos de criatividade e o processo de valoração de ideias, gerando questionamentos ao formato consolidado de Economia Criativa e sua apropriação no Brasil. Consolidada há mais de 20 anos em países do exterior, como Inglaterra, Austrália, Canadá e EUA, o ensaio aponta como resultados um mapa conceitual sobre a criatividade e a reflexão sobre a produção de conteúdo de entretenimento como alternativa para o desenvolvimento da Economia Criativa no Brasil.

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Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS; coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda e professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Francisco Eduardo Menezes Martins, Universidade Feevale

Doutorado em Ciencias de La Información Periodismo pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha; professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Mestrado em Indústria Criativa; professor no Curso de Publicidade da Universidade Feevale.

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Publicado

2015-05-29

Como Citar

Pinheiro, C. M. P., Martins, F. E. M., & Barth, M. (2015). Criatividade, processo e economia criativa: conceitos, discussões, apontamentos. Comunicação & Inovação, 16(31), 131–143. https://doi.org/10.13037/ci.vol16n31.2859