Entre o mito da retomada do território e a política de silêncio: uma análise do discurso do RJTV sobre a "Pacificação" da Rocinha

Autores

  • Kleber Santos de Mendonça UFF

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n31.3094

Palavras-chave:

Telejornalismo, Pacificação, RJTV

Resumo

A partir da análise de reportagens sobre a "pacificação" da Rocinha, veiculadas em 2011 pelo RJTV (Rede Globo), pretendemos evidenciar os modos como os moradores das favelas aparecem como fontes noticiosas, além de entender o papel desempenhado pelo comentarista de segurança pública da emissora e o processo de construção do mito de que a "pacificação" representa a retomada do território da favela pelo Estado. Colocando em diálogo os estudos sobre o silêncio (Orlandi, 1997) e a gentrificação (Smith, 2006), propomos o termo gentrificação discursiva para dimensionar tais direcionamentos de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Santos de Mendonça, UFF

É professor adjunto III e Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência e Comunicação (NevCom) da UFF e do GT Práticas Interacionais e Linguagens da Comunicação. Doutor em Comunicação pela mesma universidade (2007), é autor do livro A punição pela Audiência (Quartet/Faperj, 2002). Jornalista de formação, desenvolve pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em filosofia política, geografia da comunicação, imagem e sentido, análise de discurso e estudos sobre o espaço informativo do jornalismo e sua interface com a questão da violência urbana.

Downloads

Publicado

2015-05-29