Recepção de telenovelas em contexto étnico
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol16n31.3104Palavras-chave:
Identidade étnica, Telenovela, Recepção.Resumo
O artigo aborda a recepção de telenovelas no quilombo da Família Silva, em Porto Alegre-RS. O marco teórico é composto por estudos que tratam da interação dos atores sociais com a mensagem televisiva. Aciona-se a perspectiva dos estudos culturais da Crítica Diagnóstica, de Douglas Kellner; das leituras diversas dos receptores, pelo modelo de Codificação/Decodificação, de Stuart Hall; e das mediações comunicativas da cultura Jesús Martín-Barbero. Dessa forma, as mediações no quilombo estão estabelecidas primeiramente a partir das Relações étnicas, a partir da qual as categorias secundárias são estruturadas: Relações de classe, Violência e Preconceito. E estas atreladas a categorias terciárias: Relações de gênero, História do quilombo, História do negro, Cidadania, Cotidiano e Relações com o outro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Wesley Pereira Grijó, Karla Maria Muller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.