Novas tecnologias na ótica do discurso promocional televisual

Autores

  • Maria Lilia Dias de Castro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3521

Palavras-chave:

Televisão privada. Economicismo e tecnologismo. Produção discursiva. Expansão e condensação. Promocionalidade.

Resumo

Nos dias de hoje, a televisão brasileira, além do seu caráter privado e, assim, da necessidade de obediência às restrições do mercado, vem convivendo com o alucinante crescimento tecnológico, o que significa repensar completamente seus fazeres e até dividir sua audiência com telefones, tablets, computadores. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é investigar as relações entre essa mídia e os novos aparatos tecnológicos disponibilizados, analisando seus efeitos na especificidade da produção discursiva televisual, sobretudo aquela de caráter promocional. Para tanto, discute as propriedades da televisão no país, a influência dos fatores econômicos e tecnológicos na produção discursiva e busca examinar esses traços em um programa da emissora (a telenovela Sete vidas).

 

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Biografia do Autor

Maria Lilia Dias de Castro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutora, docente do PPGCOM da UFSM e coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação Televisual (ComTV)

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Publicado

2016-02-19

Como Citar

de Castro, M. L. D. (2016). Novas tecnologias na ótica do discurso promocional televisual. Comunicação & Inovação, 17(33), 35–50. https://doi.org/10.13037/ci.vol17n33.3521