Future City Glasgow: programas de ação, tensões e contradições em um projeto de smart city

Autores

  • André Fabrício da Cunha Holanda Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador pós-doc (PDJ – CNPQ) do Lab 404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço do mesmo programa.
  • André Luiz Martins Lemos Professor titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3637

Palavras-chave:

Smart city. Vigilância. Teoria Ator-rede.

Resumo

O artigo aborda fatores econômicos ligados ao aparato de vigilância do espaço público no projeto Future City Glasgow, modelo para a adoção de padrões oficiais para projetos de smart cities  no Reino Unido. Este estudo foi realizado no âmbito de uma rede internacional de pesquisadores em torno do projeto “Augmented urbanity and smart technologies: how ‘smart’ are our cities becoming?”, financiado pelo Newton Fund. Utiliza-se a Teoria Ator-rede e um modelo brasileiro de classificação de projetos de smart cities, além da metodologia Infralab, da rede de pesquisas citada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Fabrício da Cunha Holanda, Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador pós-doc (PDJ – CNPQ) do Lab 404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço do mesmo programa.

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisador Pós-Doc (PDJ- CNPQ) do Lab 404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço deste mesmo programa. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PPGCCC -FACOM-UFBA.

André Luiz Martins Lemos, Professor titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Professor Titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador "1 A" do CNPq, membro titular do Comitê Assessor do CNPQ para a área de comunicação (2009-2012) e Coordenador Geral do Comitê Assessor para as áreas de Comunicação, Ciências da Informação, Museologia e Artes do CNPq (2011-2012).

Downloads

Publicado

2016-06-20