Do texto como partitura: a escrita narrativa e a leitura como experiência criativa e suas implicações para os estudos comunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol18n36.3797Palavras-chave:
Criação, Leitura, Narrativa,Resumo
O artigo traz uma reflexão em torno das experiências de escrita e leitura a partir da abordagem de Paul Ricoeur (2010a, 2010b, 2010c). Focaremos na problematização que o autor propõe acerca das relações entre Tempo e Narrativa e refletiremos sobre como a leitura constitui importante estratégia, inclusive comunicativa, para a rearticulação dos sentidos do que é narrado. O movimento nos ajuda a compreender como a leitura pode ser percebida enquanto um processo criativo, de reapropriação de partituras, o que contrasta com uma visão que vê no leitor um receptor passivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Marco Túlio de Sousa, Carlos Alberto de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.