Conexões entre o jornalismo hiperlocal e o jornalismo investigativo: algumas reflexões e observações

Autores

  • José Carlos Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Myrian Regina del Vecchio de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n36.3873

Palavras-chave:

Jornalismo investigativo. Jornalismo hiperlocal. Jornalismo cidadão.

Resumo

Este texto objetiva associar a prática do jornalismo hiperlocal à prática do jornalismo investigativo. Tem como premissa o entendimento de que o “hiperlocal” está sintonizado com o jornalismo cidadão e que este exige vínculo com a cidade e suas comunidades, o que leva tempo e custa caro, situação coincidente à do jornalismo investigativo. A reportagem investigativa hoje dispõe de aparato tecnológico digital que facilita a produção, distribuição e acesso aos conteúdos, e ao se avizinhar da prática hiperlocal pode contar com o acréscimo de saberes específicos, como mobilização da comunidade e empoderamento social. Utilizamos para esta reflexão leitura bibliográfica atualizada sobre a temática e exemplos de observação participante em reportagens locais de Curitiba (PR).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná.

Myrian Regina del Vecchio de Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista Capes em estágio de pesquisa pós-doutoral na Université Lumière Lyon 2.

Downloads

Publicado

2017-03-09

Como Citar

Fernandes, J. C., & Lima, M. R. del V. de. (2017). Conexões entre o jornalismo hiperlocal e o jornalismo investigativo: algumas reflexões e observações. Comunicação & Inovação, 18(36), 51–67. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n36.3873