Análise estrutural todoroviana do tecido narrativo confeccionado em "Record" (direção de Mess Santos, 2014)

Autores

  • João Paulo Hergesel Universidade Anhembi Morumbi
  • Míriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n35.3887

Palavras-chave:

Análise de produtos audiovisuais, Narrativas Midiáticas, Videoclipe, Estruturalismo, Tzvetan Todorov

Resumo

Esta pesquisa questionou se o Estruturalismo pode ser uma metodologia indicada para o estudo de narrativas midiáticas contemporâneas sem compromisso artístico. Para isso, aplicou-se a teoria de Todorov em um videoclipe juvenil brasileiro. O objetivo foi detectar se, por meio da compreensão das categorias narrativas, seria possível chegar a uma análise relevante para o produto. Detectou-se, por fim, que o Estruturalismo é, de fato, um processo metodológico que surte efeito mesmo em produtos audiovisuais cotidianos.

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Biografia do Autor

João Paulo Hergesel, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/Capes). Membro dos Grupos de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Contato: jp_hergesel@hotmail.com.

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Líder do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Contato: miriam.silva@prof.uniso.br.

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Publicado

2016-11-07