A Cidade sob a Póetica do Artista um Estudo dos Processos Comunicativos na Obra do Artista Plástico Moacir Andrade

Autores

  • Valter Frank Mesquita Lopes Professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Amazonas
  • Sérgio Ivan Gil Braga Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n35.3922

Palavras-chave:

Processos Comunicativos, Artes Visuais, Urbano.

Resumo

Este artigo discute os processos comunicativos existentes nos desenhos do artista amazonense Moacir Andrade. Busca responder de que maneira esses processos se organizam no espaço semiótico composto pela obra do artista e o urbano na cidade de Manaus, tomando como corpus os seus desenhos das décadas de 1960 e 1970. Fundamentamos com os conceitos de semiose de Peirce (1994) e semiosfera de Lotman (1996). Metodologicamente, partimos das categorias de análise proposto por Mesquita (2016), composto pelos sistemas de base, intermediários e de superfície.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Frank Mesquita Lopes, Professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Graduado em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Pós-Graduado no curso de Especialização em Museologia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Especialista em Produção de Material Didático em Educação a Distância (UFAM). Mestre em Ciências da Comunicação (UFAM), 2011. Professor do Departamento de Artes do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas.

Sérgio Ivan Gil Braga, Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2001). Desde 1991 é professor e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é professor Associado III com Dedicação Exclusiva do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM. Foi Diretor do Museu Amazônico da UFAM (junho de 2009 a outubro de 2011) e Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado do Amazonas (outubro de 2011 a outubro de 2012). Tem experiência na área de antropologia, atuando principalmente nos seguintes campos de investigação: antropologia urbana, culturas populares, identidades, patrimônio material e imaterial, consumos culturais e vida urbana, festas religiosas e populares na Amazônia. Líder do grupo de pesquisa NAURBE - Cidades, culturas populares e patrimônios. Membro da Rede Brasil Portugal de Estudos Urbanos. Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).

Downloads

Publicado

2016-11-07