Cobertura das mudanças climáticas: percepções de fontes de informação e jornalistas

Autores

  • Eloisa Beling Loose Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4306

Palavras-chave:

Jornalistas. Fontes de informação. Mudanças climáticas.

Resumo

O artigo discute a cobertura sobre as mudanças climáticas a partir das percepções das fontes de informação e dos jornalistas da Gazeta do Povo. O texto aborda a produção noticiosa de um tema que abarca múltiplas escalas, incertezas e riscos pouco tangíveis para a população. Apresenta-se uma Análise de Conteúdo das entrevistas com os envolvidos nesta produção. Os resultados mostram que a necessidade de relações entre local e global e uma perspectiva preventiva são reco­nhecidas, embora a lógica jornalística e o perfil generalista dos jornalistas os induzam a escrever notícias mais pontuais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Beling Loose, Universidade Federal do Paraná

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora dedicada às problemáticas da interface entre jornalismo/comunicação e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Loose, E. B. (2017). Cobertura das mudanças climáticas: percepções de fontes de informação e jornalistas. Comunicação & Inovação, 18(38), 1–15. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n38.4306