Advertising and public interest: articulated notions in Brazil's Federal Government normative instance

Authors

  • Patrícia Gonçalves Saldanha , Professora Associada da Universidade Federal Fluminense do curso de Publicidade e Propaganda e do quadro permanente do PPGMC/LaPA (Laboratório de Pesquisa Aplicada), coordenadora do Laccops e membro-fundador do Inpecc (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária), possui mestrado em Comunicação e doutorado em Comunicação e Cultura, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Marcelo Rodrigo de Avelar Bastos Alves , Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), bolsista Capes com graduação em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, especialização em Gestão de Marketing, MBA em Gestão de Negócios e mestrado em Informação e Comunicação em Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n37.4502

Keywords:

Advertising, Public Interest, Communication

Abstract

Besides the legislative and judicial role, the Brazilian State, essencialy through the federal executive power, triggers elements of nature and communicational purpose in its constitutive and organizational dimensions of society. Advertising, traditionally associated with commercial practices of private initiative, it is developed by it within the dynamics and contexts proper to the public sphere. In the course of the bibliographic review allied to the documentary study of normative material, Secom (website) as an empirical corpus, evidenced the articulations on the notions of "advertising" and "public interest', highlighting absences, approximations and tensions.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAÚJO, C. A. A pesquisa norte-americana. In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V.

(Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

ATEM, G.; OLIVEIRA, T.; AZEVEDO, S. (Orgs.). Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na

cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-papers, 2014.

BRANDÃO. E. P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação pública:

Estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BRASIL. Acordo entre o Governo Federal e o Mercado Publicitário sobre Publicidade de Utilidade

Pública. Brasília, DF: Secom, 2002.

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Poder Executivo,

Brasília, DF, 5 out. 1988. Seção 1, p. 1.

______. Decreto nº 4.563, de 31 de dezembro de 2002. Altera o Regulamento aprovado pelo Decreto

nº 57.690, de 1 de fevereiro de 1966, para a execução da Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965.

Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 jan. 2003. Disponível em:

gl/CI0Spb>. Acesso em: 13 jun. 2017.

______. Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008. Dispõe sobre as ações de comunicação do Poder

Executivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 set.

2008. Disponível em: <https://goo.gl/wcFzZl>. Acesso em: 21 jan. 2017.

______. Decreto nº 7.379, de 1 de dezembro de 2010. Dá nova redação e acresce dispositivos ao Decreto nº

6.555, de 8 de setembro de 2008, que dispõe sobre as ações de comunicação do Poder Executivo

Federal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 dez.

2010a.

______. Decreto nº 57.690, de 1 de fevereiro de 1966. Aprova o Regulamento para a execução da Lei nº

4.680, de 18 de junho de de 1965. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 fev.

1966. Disponível em: <https://goo.gl/qOHxNn>. Acesso em: 13 jun. 2017.

______. Instrução Normativa nº 4, de 11 de setembro de 2010. Dispõe sobre o processo de contratação

de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração

Patrícia Gonçalves Saldanha & Marcelo Rodrigo de Avelar Bastos Alves

Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

46 v. 18, n. 37 (31-47) maio-ago 2017 DOI: https://doi.org/10.1109/MCS.2016.2643241

dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da

União, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 set. 2010b.

______. Instrução Normativa nº 7, de 12 de setembro de 2014. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados

pelos órgãos setoriais, seccionais e correlatos do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Pública Federal - Sipec para análise, autorização e liberação de recursos financeiros necessários

ao pagamento de resíduos remuneratórios autorizados por meio de alvará judicial e dá outras providências.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 set. 2014.

______. Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965. Dispõe sobre o exercício da profissão de Publicitário e de

Agenciador de Propaganda e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo,

Brasília, DF, 21 jun. 1965. Disponível em: <https://goo.gl/9482Bu>. Acesso em: 13 jun. 2017.

______. Lei nº 6.650, de 23 de maio de 1979. Dispõe sobre a criação, na Presidência da República, da

Secretaria de Comunicação Social, altera dispositivos do Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de

1967, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 maio

1979.

______. Lei nº 12.232, de 29 de abril de 2010. Dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação

pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de

propaganda e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 30

abr. 2010c.

______. Portaria nº 98, de 9 de junho de 2016. Altera a Portaria nº 35, de 1 de março de 2016, que estabelece

orientações aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Federal - Sipec quanto aos requisitos e procedimentos a serem observados para a concessão de

licença para tratar de interesses particulares, de que trata o art. 91 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro

de 1990, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 10

jun. 2016

______. Secretaria de Comunicação Social. Portaria nº 100, de 13 de agosto de 2012. Dispõe sobre as

condições, atribuições e forma de atuação dos servidores da Secom na gestão de contratos firmados

com agências de propaganda para prestação de serviços de publicidade e altera o Manual

de Procedimento das Ações de Publicidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 ago. 2012.

Disponível em: <https://goo.gl/rYHH67>. Acesso em: 13 jun. 2017.

______. Secretaria de Comunicação Social. Site Secom, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/tMYQob>.

Acesso em: 21 jan. 2017.

CASAQUI, V. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. In: CONGRESSO

BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais… Recife:

Intercom, 2011. p. 1-15.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos

e metodológicos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicidade e interesse público

47 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v. 18, n. 37 (31-47) maio-ago 2017

COSTA, J. R. V. Comunicação de interesse público: ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor.

São Paulo: Jaboticaba, 2006

DU GAY, P. et al. Doing cultural studies: the story of the Sony Walkman. 2. ed. London: Sage, 2013.

ESCOSTEGUY, A. C. D. Estudos culturais e recepção. Novos Olhares, São Paulo, v. 2, p. 44-49, 1999. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.1999.51331

Disponível em: <https://goo.gl/9RrnPH>. Acesso em: 20 jan. 2017.

FORMIGA SOBRINHO, A. B. A publicidade saudável na comunicação pública. Organicom, São Paulo, v.

9, p. 213-222, 2012.

GOMES, N. D. Publicidade ou propaganda? É isso aí! Revista Famecos, Porto Alegre, n. 16, p. 111-121,

2001.

HALL, S. Reflexões sobre o modelo de codificação/decodificação: uma entrevista com Stuart Hall. In:

______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p.

353-386.

JOHNSON, R. O que é, afinal, estudos culturais? In: SILVA, T. T. (Org.) O que é, afinal, estudos culturais?

Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

JUSTEN FILHO, M. Curso de direito administrativo. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2016

KELLNER, D. A cultura da mídia. São Paulo: Edusc, 2001.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MATOS, H. Comunicação pública, democracia e cidadania: o caso do legislativo. São Paulo: Faculdade

Cásper Líbero, 1999.

PIEDRAS, E. Fluxo publicitário: anúncios, produtores e receptores. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. São Paulo:

Summus, 1990.

SALDANHA, P. Publicidade como ferramenta estratégica da propaganda infantojuvenil no Brasil: quem

regula afinal? In: BARBALHO, A.; MARÔPO, L. (Orgs.). Infância, juventude e mídia: olhares

luso-brasileiros. Fortaleza: EdUECE, 2015.

SANT'ANNA, A.; ROCHA JÚNIOR, I.; GARCIA, L. F. D. Propaganda: teoria, técnica e prática. 9. ed.

São Paulo: Cengage Learning, 2015.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas.

Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SOUZA, A. Entre consumo e conceitos: apontamentos para uma jurisdição aos usos dos termos publicidade,

propaganda e marketing no ambiente digital. In: CONGRESSO INTERNACIONAL

EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 4., 2014, São Paulo. Anais… São Paulo: ESPM, 2014.

Disponível em: <https://goo.gl/8uQY9e>. Acesso em: 21 jan. 2017.

TOCANTINS (Estado). Instrução Normativa nº 5, de 24 de outubro de 2011. Regulamenta o processo judicial

eletrônico - e-Proc/TJTO, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins e dá outras

providências. Diário da Justiça Eletrônico, Palmas, 25 out. 2011.

Published

2017-08-08

How to Cite

Advertising and public interest: articulated notions in Brazil’s Federal Government normative instance. (2017). Comunicação & Inovação, 18(37), 31-47. https://doi.org/10.13037/ci.vol18n37.4502

Most read articles by the same author(s)