Entre a academia e o mercado onde comunicação e marketing se encontram: um estudo de caso da Rede Petrogas/SE

Autores

  • Aneliese de Castro Carlos Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais
  • Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.4931

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Marketing. Comunicação Integrada de marketing.

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre a ligação entre comunicação organizacional e marketing e a lacuna percebida entre a teoria acadêmica e a prática de mercado. Foram observadas empresas participantes da Rede Petrogas de Sergipe, analisadas sob a metodologia de estudo de caso único e holístico proposta por Yin. Por meio deste estudo pôde-se perceber que, mesmo atendendo a métodos rígidos propostos por normas internacionais, tanto a comunicação quanto o marketing vêm sendo muito negligenciados nas instituições analisadas.

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Biografia do Autor

Aneliese de Castro Carlos, Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais

Mestra em Comunicação e pesquisadora Capes do Grupo Laboratório de Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduada em Gestão de Empresas pela Universidade Federal de Lavras com ênfase em Marketing. Professora de Comunicação Empresarial no curso de Publicidade da Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais.

Matheus Pereira Mattos Felizola, Universidade Federal de Sergipe

Administrador de empresas e publicitário. Doutor em Ciências Sociais e mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

20-04-2018