Narrativas do sofrimento do trabalho de um policial militar afastado

Autores

  • Almerinda Maria Skeff Cunha Universidade Federal do Tocantins
  • Liliam Deisy Ghizoni Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n39.5132

Palavras-chave:

Trabalho. Narrativas do sofrimento. Reconhecimento. Desamparo. Frustração.

Resumo

Objetiva-se compreender a narrativa do sofrimento no trabalho vivenciado por um policial militar afastado. Configura-se como estudo de caso, no âmbito da pesquisa-ação, de natureza descritiva e qualitativa. Aconteceram sete sessões usando a técnica da escuta clínica do sofrimento no trabalho, com escopo teórico da psicodinâmica do trabalho. Foi possível narrar o caso do policial, analisar a psicodinâmica do trabalho vivenciada e delinear os destinos do sofrimento que o policial deu a sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almerinda Maria Skeff Cunha, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Centro Universitário Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, no curso de Psicologia. Mestre em Comunicação e Sociedade no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e membro do grupo de pesquisa Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão na Universidade Federal do Tocantins.

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tocantins no curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade. Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, com estágio sanduíche na Université Catholique de Louvain la Neuve, na Bélgica. No Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é líder do Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Tocantins e também membro do Grupo de Pesquisa Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília. Membro do grupo de trabalho Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Editora geral da Revista Trabalho (En)Cena.

Downloads

Publicado

2018-04-20