Inovação e juventude: um estudo sobre produção e consumo de notícias e o Jornalismo porvir

Autores

  • Beatriz Becker Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Igor Waltz Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)
  • Heitor Leal Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)
  • Rafael Pereira da Silva Universidade do Rio de Janeiro ( UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n40.5172

Palavras-chave:

inovação, juventude, notícia, conteúdos e formatos audiovisuais, consumo

Resumo

Refletir sobre o jornalismo porvir implica pensar inovações na produção noticiosa e os modos como jovens consomem notícias. Este trabalho aponta características de conteúdos e formatos audiovisuais direcionados ao público juvenil, mediante uma análise dos sites BuzzFeed Brasil, Vice Brasil, AJ+ e NowThis News. Este estudo também identifica as maneiras como universitários do Rio de Janeiro se relacionam com as notícias, aferidas com a aplicação de questionários on-line com seis grupos de estudantes no Facebook. Assim, o artigo aponta tendências e desafios das práticas jornalísticas na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação. Realizou o Pós- Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Goldsmiths, University of London. É autora de Televisão e Telejornalismo: Transições; A linguagem do Telejornal; Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela.

Igor Waltz, Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)

Jornalista, mestre e doutorando em Comunicação e Cultura pela PPGCOM/ECO/UFRJ. Bolsista PROEX/Capes.

Heitor Leal Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ)

Mestre e Doutorando em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/ECO/UFRJ.

Rafael Pereira da Silva, Universidade do Rio de Janeiro ( UFRJ)

Jornalista, especialista em Comunicação Empresarial, e mestre em Comunicação e Sociedade peloPPGCOM/UFJF. Doutorando em Comunicação e Cultura pela PPGCOM/UFRJ. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2018-07-20