Modelo conceitual para análise de processos de aquisição de empresas jornalísticas

Autores

  • Fabiano Rodrigues Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)
  • Leandro Vieira Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5253

Palavras-chave:

Jornalismo, Fusões e Aquisições, Gestão de mídia

Resumo

Fusões e aquisições (F&A), na cadeia de valor da indústria informativa, são opções estratégicas para renovação de competências. Este estudo desenvolve um modelo conceitual para análise de operações de aquisição, em especial aquelas em que o jornalismo não se configura como o core business da empresa compradora. Como contribuição teórica, o modelo possibilita a avaliação de potenciais tensões entre a visão orientada para negócio (compradora) e a orientação jornalística (comprada) nas três etapas de uma aquisição: negociação prévia, integração das operações e resultados derivados do novo arranjo organizacional.

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Biografia do Autor

Fabiano Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e bacharel em Engenharia de Produção pela USP. Professor adjunto e pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

E-mail: frodrigues@espm.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7850626093725345.

Leandro Vieira, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM)

Bacharel em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e mestrando em Produção Jornalística e Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com pesquisa focada na área de Media Management.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9180131713727187


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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Rodrigues, F., & Vieira, L. (2019). Modelo conceitual para análise de processos de aquisição de empresas jornalísticas. Comunicação & Inovação, 20(42). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5253