A evolução dos conceitos de product placement nas produções audiovisuais

Autores

  • Marcelo Eduardo Ribaric Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5370

Palavras-chave:

, publicidade, consumo, product placement, cinema, posicionamento de marca.

Resumo

Nas últimas décadas, mudanças no panorama da mídia provocaram revisões de como os consumidores usam a mídia e interagem com as marcas. Consequentemente, os objetivos de comunicação da publicidade e do marketing evoluíram e surgiram novas estratégias para se adaptar a ambientes alterados. Acredita-se que novos tipos de mídia, como mundos virtuais on-line, blogs, sites de redes sociais e Youtube, ainda precisam ser encapsulados dentro do domínio de definição de Product Placement existente. Este artigo revisa e critica as definições postuladas de Product Placement com o objetivo de dar clareza a este domínio.

Downloads

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Ribaric, Universidade do Algarve

Publicitário, produtor audiovisual, Graduado em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, especialista em Comunicação e Marketing e em Comunicação em Mídias Interativas, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, Doutor em Comunicação e Linguagens (Estudos em Cinema), professor pesquisador do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL) Pos doutorando em Comunicação, Cultura e Artes na Universidade do Algarve.

Referências

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION (AMA). Dictionary of Marketing Terms. Disponível

em: https://www.ama.org/resources/Pages/Dictionary.aspx. Acesso em: 25.set.2017.

BAKER, M. J.; CRAWFORD, H. A. Product Placement. Department of Marketing, University

of Strathclyde, Glasgow, Scotland. 1995. Disponível em: http://hdl.handle.net/10068/442050.

Acesso em 21.mar.2018.

BALASUBRAMANIAN, S. K. Beyond Advertising and Publicity: Hybrid Messages and Public

Policy Issues. Journal of Advertising, 23. Dez. 1994, p. 29-46. DOI: https://doi.org/10.1080/00913367.1943.10673457

COCLES. Viral Video Game Advertising. Viral Conversations: Get People Talking About

Your Products. 2009. Disponível em: http://www.viralconversations.com/articles/viral-game-

-advertising-00726. Acesso em: 15. mar. 2018.

D'ASTOUS, A.; SEGUIN, N. Consumer reactions to product placement strategies in television

sponsorship. European Journal of Marketing, v. 33, n. 9/10, 1999, p. 896-910. DOI: https://doi.org/10.1108/03090569910285832

34 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.20, n. 42 [22-35] jan-abr 2019

Marcelo Eduardo Ribaric

DARDIS, F. E.; SCHMIERBACH, M., e LIMPEROS, A. M. The Impact of Game

Customization and Control Mechanisms on Recall of Integral and Peripheral Brand Placements

in Video Games. Journal of Interactive Advertising, v. 12, n. 2, 2012, p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.1080/15252019.2012.10722192

FRIEDMAN, M. A "Brand" New Language. New York: Greenwood Press. 2012.

GINOSAR, A.; LEVI-FAUR, D. Regulating Product Placement in the European Union and Canada:

Explaining Regime Change and Diversity. Journal of Comparative Policy Analysis, 12(5).

2010, p. 467-490.

GOULD, L.; DELGADO, M. Stop Tweeting - Or We Will Take You To Court! Watchdog's

Crackdown on Celebrities Who Plug Products on Twitter. 2011, January 9 Daily Mail Online.

Disponível em: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1345382/Twitter-Liz-Lurley- Lily-

Al-len-face-possible-court-action-endorsing-luxury-items.html. Acesso em: 15. 03. 2018.

GUPTA, P. B.; GOULD, S. J. Consumers' Perceptions of the Ethics and Acceptability of

Product Placements in Movies: Product Category and Individual Differences. Journal of

Current Issues and Research in Advertising, v. 19, n. 1, 1997, p. 37-50. DOI: https://doi.org/10.1080/10641734.1997.10505056

HOMER, P. M. Product Placements: The Impact of Placement Type and Repetition on Attitude.

Journal of Advertising, v. 38, n. 3, 2009, p. 21-31. DOI: https://doi.org/10.2753/JOA0091-3367380302

KARRH, J. A. Brand Placement: A Review. Journals of Current Issues and Research in Advertising,

20(2), 1998, p. 31-49. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444800001002

KERN, A. L. Blowing smoke: Tobacco pouches, literary squibs, and authorial puffery in the

pic-torial comic fiction (Kibyoshi) of Santo Kyoden (1761-1816). Harvard University,

Cambridge, MA.1997.

LEHU, J.-M. e BRESSOUD, E. Effectiveness of Brand Placement: New Insights About

Viewers. Journal of Business Research, v. 61, n. 10, 2008, p. 1083-1090. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2007.09.015

LEHU, Jean-Marc. Branded Entertainment: Product Placement & Brand Strategy in the

Enter-tainment Business. London: Kogan Page. 2007

LIEBENSON, D. Look Familiar? Brand Names Stake A Claim in Film. The Chicago

Tri-bune. 06. dez. 1990. Disponível em: http://articles.chicagotribune.com/1990-12-06/

featu-res/9004100939_1_product-placement-risky-business-coke. Acesso em: 15 mar. 2018.

35 Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS

v.20, n. 42 [22-35] jan-abr 2019

A evolução dos conceitos de product placement nas produções audiovisuais

NEBENZHAL, I. D.; SECUNDA, E. Consumers' Attitudes Toward Product Placement in Movies.

International Journal of Advertising, v. 12, n. 1, 1993, p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.1080/02650487.1993.11104518

NEWELL, Jay; Charles T. SALMON e Susan CHANG. The Hidden History of Product

Place-ment. Journal of Broadcasting & Electronic Media 50, n. 4, 2006, p. 575-594. DOI: https://doi.org/10.1207/s15506878jobem5004_1

OLSEN, L. E.; LANSENG, E. J. Brands In Texts: Attitudinal Effects of Brand Placements In

Narrative Fiction. Journal of Brand Management, v. 19, n. 8, 2012, p. 702-711. DOI: https://doi.org/10.1057/bm.2012.4

REED, J. D. Plugging Away in Hollywood. Time, 103. 02, January. 1989.

ROSSITER, J. R. The C-OAR-SE Procedure For Scale Development In Marketing. International

Journal of Research in Marketing, v. 19, n. 4, 2002, p. 305-335. DOI: https://doi.org/10.1016/S0167-8116(02)00097-6

SOLIS, B. Brian Solis. Looking Beyond Paid, Earned, Owned Media: The Brandsphere Infographic.

2011. Disponível em: inforgraphic-the-brandsphere-by-brian-solis-and-jess3/. Acesso

em: 15 mar. 2018.

STEORTZ, E. M. The Cost Efficiency and Communication Effects Associated with Brand Name

Exposure Within Motion Pictures. Dissertação de mestrado. West Virginia University. 1987.

WEINBERG, B. D.; PEHLIVAN, E. Social Spending: Managing the Social Media Mix. Business

Horizons, v. 54, n. 3, 2011, p. 275-282. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2011.01.008

WILLIAMS, K. et al. Product Placement Effectiveness: Revisited and Renewed. J ournal of

Management and Marketing Research, 7(Abril), 2011, pp.1-24.

WINKLER, T.; BUCKNER, K. Receptiveness of Gamers to Embedded Brand Messages In:

Advergames: Attitudes Towards Product Placement. Journal of Interactive Advertising, v.

7. 2006, p. 24-32. Disponível em: http://www.jiad.org/vol7/ no1/winkler/index.htm. Acesso em:

15 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Ribaric, M. E. (2019). A evolução dos conceitos de product placement nas produções audiovisuais. Comunicação & Inovação, 20(42). https://doi.org/10.13037/ci.vol20n42.5370