Análise cultural de produtos audiovisuais: relato de construção de protocolo teórico-metodológico

Autores

  • Márcio Monteiro Universidade Federal do Maranhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Patrícia Azambuja Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5482

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Análise cultural, Audiovisual

Resumo

Relata-se, nesta apresentação, as atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de pesquisa em andamento, coordenado pelo autores, cujo objetivo principal é a elaboração de um modelo de análise aplicada, afinado com a tradição dos estudos culturais em sua relação com o campo da Comunicação. Parte da proposta de análise cultural, delineada por Williams (2003) e Johnson (2010), e se justifica no intuito de compreender as articulações entre o produto audiovisual e suas instâncias de produção e consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Monteiro, Universidade Federal do Maranhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA, vinculado ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC/ UFMA. Pós-doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do projeto de pesquisa Construção de protocolo teórico-metodológico para análise cultural de produtos audiovisuais.

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social pela UERJ, mestre em Artes Visuais pela UNESP e pesquisadora vinculada ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC/ UFMA. Autora do livro Televisão Híbrida: recepção de TV sob a perspectiva sociotécnica da Teoria Ator-rede, também coordenou o projeto de pesquisa Comunicação Expandida II (Financiado pela FAPEMA).

Downloads

Publicado

18-12-2018

Edição

Seção

Dossiê Pesquisa Aplicada em Comunicação 2018