Análise cultural de produtos audiovisuais: relato de construção de protocolo teórico-metodológico

Autores

  • Márcio Monteiro Universidade Federal do Maranhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Patrícia Azambuja Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5482

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Análise cultural, Audiovisual

Resumo

Relata-se, nesta apresentação, as atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de pesquisa em andamento, coordenado pelo autores, cujo objetivo principal é a elaboração de um modelo de análise aplicada, afinado com a tradição dos estudos culturais em sua relação com o campo da Comunicação. Parte da proposta de análise cultural, delineada por Williams (2003) e Johnson (2010), e se justifica no intuito de compreender as articulações entre o produto audiovisual e suas instâncias de produção e consumo.

Downloads

Biografia do Autor

Márcio Monteiro, Universidade Federal do Maranhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA, vinculado ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC/ UFMA. Pós-doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do projeto de pesquisa Construção de protocolo teórico-metodológico para análise cultural de produtos audiovisuais.

Patrícia Azambuja, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social pela UERJ, mestre em Artes Visuais pela UNESP e pesquisadora vinculada ao Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação - ObEEC/ UFMA. Autora do livro Televisão Híbrida: recepção de TV sob a perspectiva sociotécnica da Teoria Ator-rede, também coordenou o projeto de pesquisa Comunicação Expandida II (Financiado pela FAPEMA).

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Monteiro, M., & Azambuja, P. (2018). Análise cultural de produtos audiovisuais: relato de construção de protocolo teórico-metodológico. Comunicação & Inovação, 19(41). https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5482

Edição

Seção

Dossiê Pesquisa Aplicada em Comunicação 2018